TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diabetes

Artigos Científicos: Diabetes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  2.686 Visualizações

Página 1 de 2

Diabetes é um fator de risco, devido aos distúrbios importantes causados no metabolismo de lipídeos. O diabetes mellitus é uma síndrome que compromete o metabolismo dos carboidratos, das gorduras e das proteínas, originada pela falta de secreção de insulina ou por redução da sensibilidade dos tecidos à insulina. Um aspecto característico desta doença consiste na resposta secretora defeituosa ou deficiente de insulina, que se manifesta na utilização inadequada dos carboidratos (glicose), com consequência a hiperglicemia. Se uma pessoa não tem glicose nas células, o organismo vai conseguir energia de outra fonte (lipídios). O aumento da mortalidade e riscos de complicações micro e macro-vasculares, neuropatias é devido a diabetes. Com a diabetes pode vim as cegueiras, insuficiência renal, amputação dos membros e com isso diminui a expectativa de vida (LUCENA, 2007).

Há três tipos de diabetes mais conhecidas, a mais frequente é o diabetes tipo 1, que compreende cerca de 10% total de casos, e o diabete tipo 2 que compreende 90% total de casos, e também tem o diabetes gestacional que é um estágio pré-clínico de diabetes, detectado no rastreamento pré-natal. Outros tipos particulares de diabetes menos frequentes podem resultar de defeitos genéticos da papel das células beta, defeitos genéticos da ação da insulina doenças do pâncreas exócrino, endocrinopatias, efeito colateral de medicamentos, infecções e outras síndromes genéticas relacionadas ao diabetes (BRASIL, 2006).

Há séculos o Diabetes Mellitus acompanha o ser humano, atualmente antinge em todo mundo grande número de pessoas, é um problema individual e de sapúde publica de alta relevância, sendo que sua incidência e prevalência tem aumentado no últimos anos e já alcança proporções epidêmicas. Estima-se que 366 milhões de pessoas no mundo têm diabetes, ultrapassando a estimativa publicada na edição de 2009 do Atlas de Diabetes de Internation Diabetes Federation que era em torno de 300 milhões de pessoas. A sociedade Brasileira de Diabetes demonstram que a prevalência do Diabetes Mellitus a intolerância à glicose na população urbana brasileira é de 15,4%. Sendo que a estimava é que 8 milhões de brasileiros precisam de orientações específicas para o planejamento e modificações de hábitos alimentares e no estilo de vida. A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que a prevalência do diabetes deve alcançar 366 milhões de pessoas em 2030, e destaca que a maior parte desse crescimento deva acontecer em países em desenvolvimento em razão do crescimento da população, aumento da longevidade, dietas não saudáveis, obesidade, falta de atividades físicas e ainda destaca o avanço da incidência do Diabetes Mellitus entre adolescentes e crianças. A estimativa para os próximos 20 anos é que nos países em desenvolvimento como o Brasil, o número de casos de diabetes aumentará em torno de 170% contrastando com o acréscimo de 42% em países desenvolvidos, pois a busca pelo tratamento é de grande relevância (VELOSO; VERÍSSIMO; RESENDE 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com