TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagrama De Ishikawa (Diagrama Espinha De Peixe

Artigos Científicos: Diagrama De Ishikawa (Diagrama Espinha De Peixe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  6.094 Palavras (25 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 25

Questões de Administração

1. (FCC/BACEN – Analista Administrativo/2006) Organizações com estruturas caracterizadas pela formação em equipes, descentralizadas, diferenciadas por objetivos e integradas por comunicações intensivas, são:

a) táticas.

b) matriciais.

c) departamentalizadas.

d) atomizadas.

e) estratégicas.

Comentários: Ocorreu a atomização quando o modelo burocrático foi abandonado, passando-se a dar ênfase na estrutura atomizada, e as antigas seções dos departamentos foram transformadas em equipes com seus líderes, reduzindo os níveis hierárquicos, com reuniões intensas e canais de comunicação simples e eficaz. Na medida em que o grau de complexidade da estratégia impõe uma maior e mais complexa diferenciação, descentralização ou atomização do desenho organizacional, maior é a necessidade de mecanismos integradores, tais como comitês, grupos ou forças-tarefa, equipes de projeto, gerentes integradores, etc.

2. (FCC/BACEN – Analista Administrativo/2006) Quando se estrutura a organização por unidades autogestionárias, a autoridade e a responsabilidade atribuídas atraem o poder para o nível:

a) diretivo.

b) operacional.

c) horizontal.

d) vertical.

e) central.

Comentários: Autogestão é quando uma organização é administrada pelos seus participantes em regime de democracia direta. Em autogestão, não há a figura do patrão, pois todos os empregados participam das decisões administrativas em igualdade de condições. Em geral, os trabalhadores são os proprietários da empresa, prevalecendo o poder do nível operacional. Organização autogestionária é aquela que emergiu um conjunto de iniciativas próprias dos trabalhadores, de fábricas falidas ou que estavam em desemprego há mais tempo, cujo objetivo foi tentar se reinserir no mercado através de formas associativas de produção, ou seja, se reuniam e mantinham a empresa por meio de associação. Contudo, são pessoas que não detém grande patrimônio, e normalmente têm um grau reduzido escolaridade, sem mencionar a qualidade do maquinário que geralmente é muito defasado, além da falta de patrimônio para fazer investimentos, nem pagar as dívidas trabalhistas que ela herda. Os trabalhadores que assumem a empresa só possuem conhecimento técnico de produção muitas vezes através do learn-by-doing, ou até de algumas noções de gerência, mas existe uma carência em conhecimentos técnicos de planejamento estratégico, questões mercadológicas, que vão se transformar em grandes desafios. Contudo, as empresas autogestionárias como qualquer outra empresa precisam estar atentas aos cenários externos, aos concorrentes, sempre buscando manter a fidelidade dos clientes e a conquista de novos clientes através de produtos diferenciados, com qualidade e preços competitivos. Por outro lado, também precisam estar melhorando continuamente o processo produtivo, visando aumento da produtividade, uso racional da matéria prima evitando desperdícios com o objetivo de diminuir o custo do produto e aumentar a competitividade no mercado. (Essas empresas tomam ênfase na parte operacional que é a que os trabalhadores têm mais experiência.).

3. (FCC/BACEN – Analista Administrativo/2006) A representação gráfica do conjunto de atividades feitas para gerar produtos e serviços que atendam às necessidades dos clientes é o:

a) diagrama espinha-de-peixe.

b) organograma.

c) gráfico de Pareto.

d) histograma.

e) fluxograma.

Comentários: Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem. Podemos entendê-lo, na prática, como a documentação dos passos necessários para a execução de um processo qualquer. Muito utilizada em fábricas e indústrias para a organização de produtos e processos.

A existência de fluxogramas para cada um dos processos é fundamental para a simplificação e racionalização do trabalho, permitindo a compreensão e posterior optimização dos processos desenvolvidos em cada departamento ou área da organização.

4. (FCC/BACEN – Analista Administrativo/2006) No processo de gestão da qualidade total, o crescimento do ser humano deve ser desenvolvido de acordo com o método “PDCA”, sob firme comprometimento da alta administração, por meio das políticas de recursos humanos. O estabelecimento da meta da educação e treinamento faz parte:

I. da fase de desenvolvimento.

II. das fases de planejamento e de desenvolvimento.

III. das fases de desenvolvimento e de avaliação.

IV. da fase de planejamento.

V. das fases de planejamento e de avaliação.

É correto o que consta APENAS em:

a) I.

b) II e III.

c) IV.

d) IV e V.

e) V.

Comentários: Dentre as cinco (5) opções fornecidas na questão, a única que faz referência correta ao Ciclo PDCA (Plan – Do – Check – Action)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com