TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagrama De Ishikawa

Trabalho Escolar: Diagrama De Ishikawa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  215 Palavras (1 Páginas)  •  690 Visualizações

DIAGRAMA DE ISHIKAWA

OBJETIVO O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta da qualidade cujo objetivo é chegar às causas de problemas que surgem no trabalho, além de aprimorar e manter a qualidade dos produtos de uma empresa.

DESENVOLVIMENTO O diagrama de Ishikawa foi desenvolvido pelo japonês Kaoru Ishikawa, um engenheiro de controle de qualidade. Tal diagrama também é chamado de Diagrama de Causa e Efeito, Diagrama Espinha de Peixe ou Diagrama 6M.

EXPLANAÇÕES

Esta é uma ferramenta gráfica, muito utilizada pelo setor da administração para gerenciar e fazer o Controle da Qualidade em diferentes processos.

Para tanto, existem as divisões dos 6M’s, onde pode-se encontrar as causas do problema de um processo. São eles: Mão de Obra, Material, Meio Ambiente, Método, Máquina e Medida.

ELABORAÇÃO Para a elaboração do diagrama, pode-se fazer o desenho de uma espinha de peixe, onde a cabeça é o efeito (problema) e as espinhas são as causas. Desse modo, pode-se identificar as origens dos problemas, como exemplificado no final da página. É digno de nota que as causas podem ser primárias, secundárias e terciárias, onde temos as causas de maior e menor importância.

ADICIONAIS Como o próprio nome diz, o Diagrama de Causa e Efeito aponta as possíveis causas de um problema. Quanto às soluções, pode-se utilizar Ferramentas da Qualidade complementares como o Brainstorming, o ciclo PDCA e o GUT.

REFERÊNCIAS http://www.industriahoje.com.br/diagrama-ishikawa

http://www.esalq.usp.br/qualidade/ishikawa/pag1.htm

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com