TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

5 PORQUES DIAGRAMA DE ISHIKAWA

Casos: 5 PORQUES DIAGRAMA DE ISHIKAWA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  2.653 Visualizações

Página 1 de 6

SUMARIO

1 – INTRODUÇÃO 4

2 – OBJETIVOS 5

3 – DEFINIÇÃO 5 PORQUÊS 5

4 – HISTORIA E CRIAÇÃO 5

5 – UTILIZAÇÃO 6

5.1 – FUNCIONAMENTO DO MÉTODO 6

5.2 – EXEMPLO 7

6 – ESTUDO DE CASO 7

7 – DEFINIÇÃO DO DIAGRAMA DE ISHIKAWA 8

8 – HISTÓRIA E CRIAÇÃO 8

9 – UTILIZAÇÃO 10

9.1 – COMPONENTES PARA UTILIZAÇÃO 10

10 – IMPLEMENTAÇÃO 11

11 – BENEFÍCIOS E RAZÕES 12

11.1 – BENEFÍCIOS 12

11.2 – RAZÕES 12

12 – ESTUDO DE CASO 13

13 – CONCLUSÃO 14

REFERENCIAS 15

1 – INTRODUÇÃO

Por meio deste trabalho serão estudados alguns estudos de casos e situações que podemos aplicar os Cinco Porquês e o Diagrama de Ishikawa, visando à melhoria contínua no processo produtivo baseando se nas ferramentas e métodos que podem ser aplicados, seja de forma simples ou mais complexa, mas garantindo a qualidade dos produtos e serviços gerados por uma Organização.

As ferramentas e métodos aplicáveis à mudanças podem ser fáceis mas irá depender não só de uma pessoa, mas de todo o grupo que determinado setor é formado ou até mesmo a organização, minimizando os problemas, evidenciando os pontos de melhoria e eliminando o que é desnecessário.

Muitas empresas que aplicam os Cinco Porquês e o Diagrama de Ishikawa no cotidiano garantem mais eficiência no processo como um todo.

2 – OBJETIVOS

Facilitar a identificação das causas de problemas que devem ser resolvidos ou até mesmo os fatores que levam a determinado resultado que desejamos obter através de uma representação gráfica.

3 – DEFINIÇÃO 5 PORQUÊS

A técnica dos cinco porquês é aplicada na solução de problemas que ajudam e indica à raiz do problema, mostrando sua principal causa.

4 – HISTÓRIA E CRIAÇÃO

Os Cinco Porquês foi criado por Sakichi Toyoda (1867 – 1930) que foi um inventor e empresário japonês, nasceu em Kosai, Shizuoka.

Fundador da Toyota Industries, inventou inúmeros métodos de melhorias no Sistema de Gestão de Qualidade dentro da organização, todos os métodos foram de grande importância não só na Toyota como em muitas organizações do mundo, criando uma diversidade de métodos a serem aplicados com o objetivo de resolução e eliminação dos problemas a curto e a longo prazo. As primeiras tentativas de implementação dos Cinco Porquês Sakichi Toyoda aplicou dentro da própria empresa, verificando a validade e a importância dos métodos que criava.

5 – UTILIZAÇÃO

A técnica consiste em identificar inicialmente uma causa raiz em potencial, assim aplica os 5 Porquês para entender o motivo pelo qual ocorreu o problema.

Após o entendimento devem-se tomar ações corretivas, para que o mesmo não ocorra novamente.

5.1 – FUNCIONAMENTO DO MÉTODO

Não é necessário que seja feito o total de cinco perguntas para evidenciar a causa/efeito, desde que encontre a causa real do problema.

É um método simples que deve ser utilizado junto a outros, porém facilita o plano de correção, para isto deve responder todas as perguntas corretas e com critérios investigativos.

5.2 – EXEMPLO

Através desta ilustração podemos verificar de forma clara a aplicação dos 5 Porquês, evidenciando a causa raiz do problema.

Nota-se que neste caso foi necessário realizar as 5 perguntas para encontrar o problema, a partir da causa raiz é necessário tomar as ações corretivas por parte dos responsáveis, que será a eliminação das praga para que a planta volte a ter qualidade.

6 – ESTUDO DE CASO

Esse método é feito através do papel tornassol vermelho ou azul, este tipo de papel ao entrar em contato com uma determinada solução muda de cor. Exemplo: O papel tornassol azul em presença de uma solução ácida muda da cor azul para a vermelha. Isso ocorre porque os íons reagem mudando o arranjo dos átomos. O papel tornassol vermelho em contato com uma base muda da cor vermelha para a azul.

7 – DEFINIÇÃO DO DIAGRAMA DE ISHIKAWA

O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta gráfica utilizada pela Administração para gerenciar o Controle de Qualidade em diversos processos. Também é conhecido como Diagrama de Causa e Efeito, Diagrama de Espinha de peixe ou Diagrama 6M.

8 – HISTÓRIA E CRIAÇÃO

O Diagrama de Ishikawa foi criado por Kaoru Ishikawa (1915-1989) nascido em Tokyo, educado em uma família com tradição industrial, graduou-se em Química pela Universidade de Tokyo em 1939, trabalhou em indústrias como Nissan e fez parte da União Japonesa de Cientistas e Engenheiros (JUSE), em um grupo de pesquisa de Controle de Qualidade.

Kaoru Ishikawa aprendeu os princípios de Controle Estatístico da Qualidade desenvolvidos por americanos, assim traduziu para seu idioma os conceitos de gerenciamento de Deming e Juran. Desenvolveu cursos de Controle da Qualidade para grandes executivos desde a Gerência até mesmo aos Diretores.

Em conjunto com a JUSE, em 1962, Kaoru Ishikawa introduziu o Círculo de Qualidade, que em 1982 veio o Diagrama de Ishikawa ou Diagrama de Causa e Efeito, fornecendo uma ferramenta que pudesse ser usada até mesmo por pessoas que não eram especialistas para analisar e resolver os problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com