TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dibetes, caracteristicas e coceitos

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.542 Palavras (7 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARENTIANO

TATIANE OLIVEIRA DA ROCHA

RA: 1153618

EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS

BATATAIS

ABRIL, 2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARENTIANO

TATIANE OLIVEIRA DA ROCHA

RA: 1153618

EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS

Portfólio apresentado como exigência para obtenção parcial de nota na matéria de anatomia humana geral, sob orientação do professor Jander Gonçalves Rolo.

BATATAIS

ABRIL, 2015

Tema

Efeitos do exercício físico em pacientes com diabetes mellitus.


Objetivos

1 - Analisar o efeito do exercício físico regular no controle do diabetes em diferentes tipos de portadores seja eles tratados ou não tratados com insulinas, observando se há ou não uma melhora da qualidade de vida no indivíduo.

2 - Temos como objetivo, também, neste trabalho, a conscientização da importância da atividade física na prevenção, recuperação e até manutenção da saúde em portadores de diabetes.


Desenvolvimento

Diabetes Mellitus (DM) é uma desordem metabólica crônico-degenerativa de etiologia múltipla que está associada à falta e/ou à deficiente ação do hormônio insulina produzida pelo pâncreas. Caracteriza-se por elevada e mantida hiperglicemia. Na D.M ocorrem alterações no funcionamento endócrino que atingem principalmente o metabolismo dos carboidratos. A insulina interfere na manutenção do controle glicêmico, atuando na redução e manutenção a níveis considerados normais, mas também age no metabolismo das proteínas e lipídios, devido à que, além da ação hipoglicemiante, a insulina participa da lipogênese e proteogênese, sendo o principal hormônio anabólico. Assim, nos diabéticos, vários processos metabólicos são perturbados (Albright et al, 2000). Associadas a estas alterações, temos outras macro e micro angiopáticas e neuropáticas periféricas e autonômicas - e a falta de adequado tratamento pode levar a inúmeras e severas complicações.

O diabetes mellitus constitui, atualmente, um dos principais problemas de saúde, que se refere tanto ao número de pessoas afetadas, gerando incapacidade e mortalidade, quanto ao elevado investimento do governo para o controle e tratamento de suas complicações. Ele já é a quarta causa de morte no Brasil (Neto, Almeida JS; Costa, AA, 1998).

Dessa maneira, cabe aos profissionais de saúde estar atentos na identificação das pessoas com risco para o diabetes mellitus e intensificar as ações para promover o seu controle, entre os já diagnosticados. Acredita-se que a família tem papel fundamental em ambas as situações. Sabe-se que a família e os amigos influenciam no controle da doença quanto ao seguimento do tratamento, da dieta e na participação em um programa regular de exercícios. Um estudo demonstrou que as pessoas com diabetes mellitus, que tiveram apoio adequado de amigos e familiares, aderiram melhor às condutas de autocuidado. Os autores ainda relatam que avaliar os meios de apoio do paciente pode ajudar a identificar as suas necessidades de assistência, no propósito de evitar as complicações de longo prazo (Freske, MM; Wang, C, 1996).

Os tipos de diabetes mais frequentes, são o diabetes tipo 1, anteriormente conhecido como diabetes juvenil, que compreende cerca de 10% do total de casos, e o diabetes tipo 2, anteriormente conhecido como diabetes do adulto, que compreende cerca de 90% do total de casos. Outro tipo de diabetes encontrado com maior frequência e cuja etiologia ainda não está esclarecida é o diabetes gestacional, que, em geral, é um estágio pré-clínico de diabetes, detectado no rastreamento pré- natal (Ministério da Saúde, 2006).

O exercício físico caracteriza-se por uma situação que retira o organismo de sua homeostase, pois implica no aumento instantâneo da demanda energética da musculatura exercitada e, consequentemente, do organismo como um todo. Assim, para suprir a nova demanda metabólica, várias adaptações fisiológicas são necessárias. Para um paciente diabético, o exercício físico, juntamente com o controle alimentar, será um dos maiores aliados ao combate do mal, já que este irá estimular a produção de insulina pelo pâncreas, facilitando seu transporte para as células e fazendo com que o organismo trabalhe por contra própria sem depender tanto assim dos remédios que são administrados. Além do mais, o exercício físico vai melhorar a condição cardiovascular do indivíduo, o que traz benefícios até para uma pessoa saudável, para um diabético poderá ser a diferença entre tornar – se dependente de um medicamento ou até a manutenção de sua vida.

Além do mais, ao realizar atividades físicas e fazer com que ocorra a produção de insulina, o exercício estará trabalhando com os músculos, fazendo com que esses sejam exercitados, para que isso ocorra, terá que ocorrer a utilização da glicose para produção de energia, o que fará com que essa glicose não fique acumulada no sistema sanguíneo, consequentemente no corpo do mesmo. Com isso, podemos citar que os benefícios das atividades físicas para pessoas com diabetes são:

- Estimulação da produção da insulina.

- Aumento da sensibilidade da célula para com a insulina.

- Elevação da capacidade de captação e absorção da glicose pelos músculos, para utilização da mesma ao gerar energia.

- Diminuição da gordura corporal.

- Melhora do condicionamento cardiovascular.

- Diminuição e controle da pressão arterial, que na maioria das vezes estará aumentada nos portadores de diabetes.

Sendo assim, os principais exercícios que um paciente com tal patologia deve realizar são:

  1. Exercícios aeróbicos (corrida, natação e ciclismo): a recomendação médica é de realizar o total de 150 minutos/semana, com intensidade moderada, limitados pela frequência cardíaca obtida no teste ergométrico, feito com presença de cardiologista;
  2. 2- Fortalecimento muscular: duas/três sessões semanais, de 30 minutos cada, principalmente nos grupos musculares das pernas e braços. Atenção com os diabéticos com problemas oculares da retina: esses exercícios devem ser evitados;
  3. 3- Flexibilidade e equilíbrio: cinco vezes por semana, e o limite deve ser a ligeira sensação de desconforto.

Vale salientar a importância de executar tais exercícios com a supervisão de um educador físico e, principalmente, após a ida a um médico especializado e após a realização de exames.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (124.7 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com