TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dicas De Locução

Ensaios: Dicas De Locução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  8.542 Palavras (35 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 35

Apostila de Locução

Introdução

Preciso inicialmente informar que seria leviandade dizer que ao ler esta apostila no final você estará preparado para encarar um microfone ao vivo ou mesmo virar da noite para o dia um mestre de cerimônias. Não é em nada assim que funciona. Será preciso muito treinamento, exercícios de leitura, gravação e audição de sua própria voz para assim ir corrigindo os defeitos que aparecerão.

Nós temos sem saber inúmeros vícios na fala que não percebemos. Se com um simples gravador você começar a ler e depois ouvir irá descobrir que é a mais pura realidade o que digo. A comunicação através da fala é muito importante e através dela se tem conclamado guerras, domínios religiosos e a busca do poder em vários campos da vida humana. Imagine-se em pleno século XXI sem ter condição de interagir com outras pessoas a sua volta. Vamos dar alguns exemplos:

(A) Imagine-se preso dentro de uma imensa caixa lacrada semitransparente. Lá de dentro você vê tudo e todos do lado de fora e tenta comunicar-se com eles para pedir para que arrumem uma forma de soltá-lo. Mas nem mesmo esmurrando as paredes quem esta do lado fora não consegue vê-lo e muito menos ouvi-lo. A situação não deve ser em nada agradável não é mesmo?

(B) - Você está assistindo na TV um programa de games onde o participante tem que completar um quebra-cabeça e está totalmente perdido, mas a solução está obvia e todos sabem o que ele deve fazer, menos ele. Você também sabe onde ele deve colocar a determinada peça, mas o participante não consegue ver onde deve encaixar. E ele não é um cara burro é até muito inteligente e não consegue deforma alguma ver o óbvio. Aquela situação na cena nos causa certa nervosismo e aflição! Por quê? Não há como interagir para solucionar a questão?! O mesmo deve acontecer com as pessoas que não conseguem se expressar. Sem a possibilidade da fala ou até com pequenas distorções na voz como a dos gagos, fanhos, os tem lábios leporinos e outras anomalias.

Essas pessoas às vezes se esforçam tanto para se comunicarem que ficam nervosos e irritados porque são de certa forma descriminada. Imagine-se numa situação assim?Em plena era da informação quem não tem uma boa “capacidade de expressão” fica para trás, em segundo plano e ás vezes são até expostos ao ridículo. Devemos ter o mínimo de discernimento para não querer fazer o que não temos condições e nem talento. Não podemos também generalizar porque com treino e força de vontade podemos transpor certos obstáculos e surpreender. Se o cantor Nelson Gonçalves tivesse desistido por ser reconhecidamente gago? Teríamos perdido um grande artista, que era chamado por todos como o “Rei da Voz”.

Hoje até mesmo gago faz sucesso no rádio no Rio de Janeiro. Portanto devemos saber de nossas deficiências e procurar ajuda para o aperfeiçoamento que pode melhorar nossa expressão vocal. A beleza física normalmente abre portas porque as pessoas procuram olhar as outras pelo que delas vêem e não pelo que são. Nem sempre as portas que se abrem continuarão abertas porque se a pessoa não tiver “talento” estará fadada ao esquecimento em breve tempo. Um caso que ficou muito conhecido do grande publica e que acabou virando na época símbolo do deboche foi o do modelo fotográfico que contrataram como ator na TV Globo o Ricardo Mac. Ele ficou taxado como Cigano Igor de uma novela da Globo. E essa pecha marcou a vida do rapaz que até hoje não foi esquecida do grande publico, evidente que das pessoas mais velhas que ainda lembram-se do acontecido.

É bem verdade que nos dias atuais existem figurinhas que se acham atores que são bem ruins e acabam fazendo sucesso. Na época que jogaram o Ricardo na telinha não havia ainda os folhetins dedicados a fazer o que se chama de “oficina de atores”, o que não deixa de ser um “laboratório” como o Programa Malhação criado para pinçar novos talentos para TV. Até porque dar oportunidade a novos é ter sempre caras novas, gente bonita a baixo custo e sempre renovando. Para utilizar bem a expressão vocal é preciso saber as deficiências e limitações que temos.

Nem sempre as pessoas que querem trabalhar com a voz têm essa consciência e preocupação. Outros não procuram saber se tem realmente condições de trabalhar com o que pretendem. O talento com certeza pode superar certas limitações como já citei do caso do falecido Nelson Gonçalves. Realmente ele era totalmente gago, mas só gaguejava quando falava em off, no palco ou cantando ninguém imaginaria que ele tinha tal deficiência vocal .

O Comentarista Político Sebastião Nery é portador de inúmeros tiques nervosos adquiridos pelas torturas físicas por que passou no tempo da Ditadura Militar.Poucos notam tais problemas quando Sebastião está no ar porque ele trabalhou muito em cima de sua expressão visual. Pessoalmente quem o conhece nota seus tiques e sabe os motivos. Vários locutores, apresentadores e atores fora de suas atividades são tímidos, extrovertidos, desligados e não somos capazes de imaginar como são fora do trabalho.

Ninguém imaginava que o Chico Anízio podia fazer alguém rir sem estar caracterizado com algum dos personagens que ele interpretava. Quando ele estava no personagem não víamos o Chico e sim o personagem. Nem sempre ter uma voz maviosa e bonita é sinônimo de sucesso garantido. Deque adianta tê-la se ela não esta aliada à sensibilidade, sutileza, ao clima certo do texto ou do contexto.

Alguns apresentadores conhecidos na TV dão à voz a mesma inflexão numa noticia que relata uma festa ou uma desgraça, falam da mesma maneira. A pressão psicológica às vezes é tão grande em cima de tais apresentadores que os mesmos preferem não arriscar, e acabam não colocando emoção e vida ao seu trabalho.

Quando pensei em escrever esta apostila imaginei que poderia de alguma forma tentar ajudar de alguma forma a melhorar os que querem nadar nesta praia tão concorrida e às vezes muito selvagem. Meu principal compromisso é não criar ilusões e sonhos mirabolantes. Não existe uma formula mágica para fazer alguém virar um “locutor”.

Ou a pessoa tem talento ou não? Não vai ser uma apostila, curso ou qualquer outra formula mágica que o tornará.

Verdade seja dita que talentos muitos realmente possuem. Infelizmente em nosso meio como em muitos outros quem não tem QI (Quem o Indica) quase sempre fica fora do mercado de trabalho. Para descontrair como disse Rita Lee em uma entrevista a alguns anos atrás:- Como posso estar nas paradas de sucesso e vendendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.3 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com