TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade

Projeto de pesquisa: Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.255 Palavras (22 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 22

INTRODUÇÃO

Elaboração do projeto

Nome do projeto: sustentabilidade

Publico alvo: A turma é de alunos de 11 a 12 anos

Justificativa/ fundamento teórico: Cuidar do destino do nosso meio ambiente é responsabilidade de todos. A escola é um lugar favorável à Educação Ambiental pelo fato de ser grande geradora de resíduos. Então, é importante que trabalhemos no sentido de envolver nossos alunos, pais, educadores e funcionários para que esta situação modifique, formando novos hábitos.

Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, devemos mudar nossos hábitos e atitudes de maneira espontânea.

A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição. É trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade nos cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas que favorecerá a valorização da vida e, consequentemente do meio ambiente.

Entretanto, na criança é mais fácil desenvolver a sensibilidade, o gosto e o amor pela natureza, já no adulto, algumas vezes, é preciso desenvolver o respeito.

Sabemos que o que o meio ambiente não é destruído por falta de conhecimento, mas sim devido ao estágio de desenvolvimento existente no mundo.

O trabalho de conscientização da destruição do meio ambiente na escola, será para resgatar a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia a dia, garantindo, o futuro do planeta e da humanidade.

Desta forma, teremos uma noção que tudo está interligado. Somos parte da natureza e não devemos esquecer isto.

Este projeto contempla a necessidade de pequenos atos, que serão responsáveis por grandes transformações que devem ser assumidas por nós, para o resto de nossas vidas e assim estaremos garantindo o futuro de nossas gerações com fraternidade.

QUAIS OS OBJETIVOS GERAIS E QUAIS SÃO OS ESPECÍFICO

Conviver em ambiente agradável onde um possa respeitar o outro e todos respeitem a natureza. Compreender o sentido de ser um cidadão consciente e participativo nas ações de preservação do meio ambiente.

Adotar posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, baseados na prática das virtudes, colaborando para a construção de uma sociedade justa, em um ambiente saudável.

Repensar e avaliar as atitudes diárias e a suas consequências no meio ambiente em que vivemos.

Despertar o interesse pelos diferentes tipos de leitura.

Produzir textos e histórias matemáticas utilizando assuntos e dados sobre as questões ambientais.

Estimular a mudança na prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.

Favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e planeta para garantir um ambiente sustentável.

Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.

Envolver a comunidade escolar e família neste processo de relações fraternas e preservação do meio ambiente.

Conhecer a realidade da sala de aula e pátio da escola para busca coletiva de soluções.. (desperdício ou economia de papel, destino correto do lixo, torneiras abertas ou fechadas, lanche saudável ou prejudicial à saúde, preservação das árvores ou destruição, etc.)

Estabelecer diferença entre separar, reciclar e reutilizar.

Cronograma: Cronograma é uma ferramenta de gestão de atividades normalmente em forma de tabela, que também contempla o tempo em que as atividades vão se realizar. Desenvolvimento/ ações: O procedimento escolhido para o trabalho com os alunos, foi de uma aula dinâmica, aberta e com dialogo em sala .Com isso estimula a participação de todos, visto que meio ambiente (sustentabilidade) são assuntos que devem ser trabalhados de maneira que o aluno possa conhecer, e se esclarecer com o tema, e de forma que o tema desperte o desejo também de ajudar o meio ambiente em que vive, com atitudes simples e faz toda diferença. Através da comunicação uma pessoa pode conseguir com maior facilidade o que deseja, dentro ou fora de uma empresa, se a mesma conhecer e souber como utilizar melhor as ferramentas nela existente. Nós gostaríamos de apresentar um estudo dos principais instrumentos utilizado hoje por uma organização e apresentá-las nesta monografia de conclusão de curso, proporcionando assim maior facilidade de compreensão a quem queira, ou tenha a necessidade de adquirir tais conhecimentos.

A relação estabelecida entre o professor e as crianças; destes com o ensino, com os pares e com os estagiários.

A relação estabelecida entre o professor e seus alunos, consiste na confiança e amizade. O aluno, no caso, a criança aprende a relacionar-se com os outros em sala de aula. A interação comportamental no ensino fundamental refletirá em suas relações profissionais.

Os professores selecionam conteúdos, organização, sistematização didática para facilitar o aprendizado, agregando valores aos educando sem limitações, introduzindo processos construtivos como mediadores para superar obstáculos, desde que, não se coloquem na posição de único detentor do saber, o aprender se torna mais interessante quando o aluno se sente competente pelas atitudes e métodos de motivação em sala de aula, alternando experiências.

É um processo bastante complicado, dentro do contexto em que vivemos diversos aspectos devem ser analisados, tendo em vista que, para um bom relacionamento entre ambos há necessidade de ir além de um simples relacionamento educacional, a empatia é necessária para relação de comunicação mais pessoal, com orientação própria ao estudo.

O professor conduz uma relação de afetividade, respeito, determinação e profissionalismo ao trabalhar em parceria com estagiários e outros colaboradores, os alunos aprendem com a interação desses profissionais.

Ensinar não incide somente no sentido de que estes possam aprender a colaborar, a respeitar-se entre si quando trabalham em grupo ou em projetos cooperativos; podem aprender a apreciar outras culturas, a desenvolver-se bem na sociedade. Sendo assim, o professor (educador) é o melhor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com