TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática - O Trabalho Em Sala De Aula

Exames: Didática - O Trabalho Em Sala De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo o texto a teoria não dita à prática; em vez disso, ela serve para manter a prática ao nosso alcance de forma a mediar e compreender de maneira crítica o tipo de práxis necessária em um ambiente específico, em um momento particular.

Portanto, o exercício da docência, enquanto ação transformadora que se renova tanto na teoria quanto na prática, requer necessariamente o desenvolvimento dessa consciência crítica. E neste sentido podemos dizer que o exercício da ação docente requer preparo. Quando observamos uma sala de aula, as impressões são contraditórias. Muitas coisas acontecem ao mesmo tempo e parece difícil decidir quais são os fatos pertinentes ao/ou relacionados com o processo de ensinar e aprender. Dizer que a dinâmica da sala de aula é complexa sintetiza de certa maneira este quadro, entretanto, nada explica sobre os modos como, no interior dessa dinâmica, se produz a aprendizagem e se constrói o conhecimento. Todavia, destacar a complexidade da sala de aula, faz emergir um conjunto de problemas sobre o funcionamento do ensino e da aprendizagem em um contexto que supõe uma quantidade de elementos infinitamente superior àquela geralmente considerada pelas teorias que pretendem explicar estes fatos. Destacar a complexidade da sala de aula remete-nos, desta maneira, à questão da delicada relação entre a teoria e a prática. Ainda, esta reflexão somente se torna possível se considerarmos as condições concretas em que se desenvolve a prática pedagógica, e principalmente, se centrarmos o eixo da reflexão no professor. Os modos de agir não estão sempre coerente e inextricavelmente articulados aos princípios teóricos, mesmo quando estes existem claramente. A prática não é transparente nem homogênea. Ela é permeada por contradições que impedem identificá-la com uma única teoria. As teorias constituem, assim, um lugar do qual se olha a prática cotidiana.

No entanto, são muitos, também, os possíveis lugares teóricos de onde se pode olhar a prática cotidiana. Teorias de ensino, teorias do desenvolvimento, teorias do conhecimento, compõem um vasto quadro diversificado de pontos de vista.

A explicitação de como o professor pensa o que fazer, como fazer e para que fazer, como ele se organiza e planeja, quais são seus objetivos e intenções, pode fornecer elementos que subsidiem a compreensão do seu trabalho.

Como estamos vendo o professor tem um papel muito importante, pois pode assumir o papel de facilitador, direcionador, orientador ou mediador em sala de aula. O professor é aquele que enfatiza a educação como forma de crescimento pessoal, priorizando a ação do aluno na construção do conhecimento, capaz de levá-lo a aprender. O direcionador, ao contrário, privilegia o ambiente de aprendizagem na construção do conhecimento, valorizando o domínio do conteúdo. Há necessidade de o professor pensar nisso como exigência para realizar uma reflexão sobre o seu fazer pedagógico. Ter bem claro o seu papel em sala de aula é uma condição indispensável para a realização de um trabalho com alguma coerência entre teoria e prática.

A importância das teorias para o docente é quando se apropria do conhecimento e se beneficia das contribuições teóricas referentes às compreensões de aprendizagem, escolhe as melhores formas de trabalhar, vence as dificuldades e vê com clareza as novas possibilidades de uma atuação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com