TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças nas normas e práticas de contabilidade entre países

Artigo: Diferenças nas normas e práticas de contabilidade entre países. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Artigo  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

São vários os autores que pesquisaram sobre as diferenças nos padrões e práticas contábeis entre os países. Dentre eles, Weffort (2005), além de apontar as principais causas dessas diferenças, afirma ainda que esse processo pode conduzir à existência de uma contabilidade de fato e outra de direito. A convergência de fato e de direito pode estar atrelada a valores culturais.

A contabilidade de direito trata de uma uniformidade da regulação contábil, da convergência entre as normas, enquanto a contabilidade de fato diz respeito à adoção da prática das empresas (Weffort, 2005, Tay e Parker, 1990 in Carmo ET AL; 2011).

A contabilidade, por ser uma ciência social aplicada, é fortemente influenciada pelo ambiente em que atua. De uma forma geral, valores culturais, tradição histórica, estrutura política, econômica e social acabam influenciando nas práticas contábeis de uma nação e, consequentemente, a evolução das mesmas pode estar vinculada ao nível de desenvolvimento econômico de cada país.

De acordo com o autor Hofsted e Aray os elementos estruturais do sistema cultural influenciam as práticas contábeis de determinados países, bem como afetam os negócios. Desta forma foram identificadas quatro dimensões de valores contábeis: são elas profissionalismo, uniformidade, conservadorismo e sigilo.

Nobes (1998) considera o modelo contábil como o conjunto de práticas utilizadas em uma demonstração contábil publicada. Para o autor, os modelos contábeis se diferem por alguns motivos. Nobes (1998) buscou determinar as razões para as divergências entre os modelos contábeis, chegando à conclusão de que a variação dos modelos ocorre no nível das entidades, ou seja, as variações podem ocorrer dentro de um mesmo país.

Pois esta diferença na prática contábil pode estar diretamente relacionada a características como: necessidades dos usuários das demonstrações contábeis; particularidades dos preparadores das demonstrações contábeis ou seja os contadores; modelos pelos quais se pode organizar a sociedade na qual o modelo contábil se desenvolve, refletidos principalmente através de suas instituições; aspectos culturais e outros fatores externos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com