TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dinamica Da Relações Interpersoais

Exames: Dinamica Da Relações Interpersoais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  1.974 Visualizações

Página 1 de 3

4 - DINAMICA DAS RELAÇOES INTERPESSOAIS

O processo de comunicação interpessoal é mais complexo. Cada pessoa tem seu próprio sistema cognitivo, suas percepções, seus valores e suas motivações, constituindo um padrão de referência que se torna bastante singular na interpretação. Esse padrão pessoal sofre influências de diferenças individuais e traços de personalidade, que também influenciam poderosamente a capacidade humana de comunicação, com elevada carga de subjetividade.

A busca por algo em comum é um grande fator responsável pela aproximação das pessoas.

Para uma relação interpessoal existir, basta haver mais de uma pessoa, e dependendo dos fatores, a relação terá maior ou menor duração.

O ser humano é um ser social, desde o seu nascimento tece relações sociais, primeiro com a família e depois com a sociedade.

Toda e qualquer relação racional é formada por seres humanos, cuja bagagem de vida é formada por experiências, crenças, valores, conceitos, cultura, opiniões, dentre outras variáveis, que juntas formam o que chamamos de personalidade. Os homens, atores principais nas relações, tecem-nas conforme suas afinidades e preferencias. Dessa maneira, vão gradativamente agrupando-se fazendo surgir, dai outros grupos. É uma seleção quase natural já que estar com as pessoas com as quais queremos estar nos propicia um estado emocional bastante agradável. (BROXADO, 2001)

4.1 - Perfis da Liderança

O papel do líder tem importância bastante relevante para o desenvolvimento de relações positivas dentro das organizações. O líder funciona como um facilitador das relações e é o responsável por auxiliar o grupo o alcance das metas do grupo.

De acordo com Pereira (2011), o líder tem papel fundamental dentro do grupo, deve ser o facilitador das relações e também responsável pelo alcance das metas do grupo. As metas do líder devem ser as mesmas do grupo, assim todos terão um mesmo foco na busca dos resultados.

A empresa apresenta uma postura autocritica. Reflete sobre em que medida as atitudes e os comportamentos facilitam as relações entre os colegas de trabalho. Onde estimula a cooperação, para que as responsabilidades sejam compartilhadas e para exercitar a participação delegam às tarefas as pessoas adequadas. A empresa evita uma postura competitiva e reconhecem os méritos alheios.

Dentro da loja, o relacionamento entre gestores/lideres, vendedores, caixas, estoques, e entre os demais funcionários ocorre de maneira harmonioso tornando-se um trabalho em equipe visando um único objetivo, aumentar o índice de vendas. Assim cada pessoa tem seu papel, cabendo aos gestores de direcionar as ações e resultados de todos.

Dentro da empresa, os treinamentos e metas são estipulados para todos. Os vendedores têm suas metas de vendas, assim como os analistas de créditos e as caixas, os gestores têm suas metas relacionadas às vendas e aos recebimentos da loja. Se todos atingirem suas metas automaticamente os gestores atingira as suas metas também.

Os gestores/lideres da loja Estrela Dalva, além de acompanhar diariamente o resultado da equipe, tenta motivar os seus subordinados, para que tenham força de vontade para alcançarem suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com