TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dinamica Espelhogenica

Pesquisas Acadêmicas: Dinamica Espelhogenica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2014  •  2.533 Palavras (11 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

Desde os primórdios, as cavernas contam a história da humanidade, já foram moradas do homem pré-histórico que ali deixou, cravada nas paredes, através de pinturas rupestres a sua história e percepção de mundo. Mas as cavernas contam também, de forma silenciosa e paciente, a sua própria história. Em suas entranhas, ela nos deixa provas do quanto a sua formação é lenta e bela.

Diante da importância histórica e científica das cavernas para a nossa sociedade e a sociedade científica, é imprescindível o conhecimento de sua formação, desde a formação da rocha na qual se origina, até as ações seja elas físicas ou químicas, que levam estas rochas a se “transformarem” nas cavernas e na criação dos espeleotemas.

Este estudo, torna-se importante, não só apenas para o nosso entendimento, como iniciantes ao estudo da terra ( Geologia: Geo= terra , logia= estudo), mas também para a população, principalmente aquela que vive ao redor das cavernas. Pois só com o entendimento da importância das cavernas em nossas vidas é que podemos conscientizar as pessoas para a preservação.

ABSTRACT

Since the early days , the caves tell the story of humanity , have been dwellings of prehistoric man left there , stuck on the walls , its history and perception of the world . But the caves also have , silent and patient manner , his own story . In their guts , she leaves us evidence of how your training is slow and beautiful.

Given the historical and scientific importance of the caves to our society and the scientific community , it is imperative to know your training , since the formation of the rock in which it originates , to the shares be they physical or chemical , that lead to these rocks " turn " in the caves and in the creation of speleothems .

Too, but for the population , especially those living around the caves : This study becomes important , not only just to our understanding , as beginners to the study of the earth ( geo = earth, ology = study Geology ) . For only by understanding the importance of the caves in our lives is that we can raise awareness for preservation.

1 - INTRODUÇÃO

O estudo da dinâmica espelhogênica em rochas carbonáticas, se faz importante para o conhecimento da atuação físico-química neste tipo de rocha até a formação dos espeleotemas. Os espeleotemas, da forma em que vimos hoje, não foram formados em alguns dias ou anos, mas sim, em milhões e até bilhões de anos. Por isso, são muito sensíveis, e qualquer interferência que o homem possa fazer sobre uma estalactite que seja como, por exemplo, esfregar os dedos em sua extremidade, já altera todo o processo que vem sendo feito há consideráveis anos.

E devido a esta sensibilidade destes espeleotemas, é que nossa curiosidade foi aguçada, e resolvemos por tanto pesquisar sobre sua formação, sua importância e se a população, pelo menos nos entornos dos carstes tem noção da importância para a humanidade destas cavernas.

Para tanto, utilizamos de estudos de bibliografias para a compreensão da formação dos espeleotemas e pesquisas em campo com a população, para avaliarmos o nível de conhecimento destas pessoas que participaram da pesquisa.

2 - OBJETIVO

O objetivo deste trabalho tem por finalidade, compreender a dinâmica espelhogênica em rochas carbonáticas e o conhecimento que a população tem sobre a formação e importância de cavernas e espeleotemas para a ciência e para a história.

3 - METOLOGIA

Nosso estudo foi realizado em 5 etapas distintas:

1. Pesquisa em literaturas especializadas sobre a formação das rochas carbonáticas;

2. Pesquisa em literaturas especializadas de espeleologias e sites;

3. Organização dos dados pesquisados;

4. Montagem de um questionário para a pesquisa em campo;

5. Montagem de maquete para a demonstração parcial da formação dos espeleotemas nas rochas carbonáticas;

6. Organização dos dados adquiridos em pesquisa para a montagem de gráficos e comparação dos resultados.

4 - AS ROCHAS CARBONÁTICAS

4.1 - Formação

As rochas carbonáticas ocupam, numa visão global, um expressivo volume da crosta terrestre. De maneira geral, pode se dizer que essas rochas estão presentes nas diversas unidades litoestratigráficas que compõem a história geológica da Terra, registrando episódios de sedimentação (litogênese) química e bioquímica acontecidos desde os tempos mais antigos (Arqueano > 2.5 Ga) até os mais novos (Quaternário < 1.75 Ma). Sua representatividade nos espaços ocupados por rochas sedimentares e metamórficas (metassedimentares) aflorantes, chega a oscilar entre 10 a 15%. Tal fato geológico pode ser constatado em território brasileiro, onde acontecem extensas áreas marcadas por importantes reservas cubadas de rochas carbonáticas, especialmente metamorfizadas e de idades proterozóicas (540 Ma a 2.5 Ga).

Rochas carbonáticas são sedimentos ricos em minerais de origem alobioquímica e autóctone , e de composição química contendo a presença de sulfatos, fosfatos, nitratos e sais halóides .

As rochas carbonáticas, são formadas por calcários (do latim calcarius, “o que contém cal”), que por sua vez, são rochas formadas a partir do mineral calcita, cuja composição química é o carbonato de cálcio. A procedência do carbonato pode variar, desde fósseis de carapaças e esqueletos calcários de organismos vivos, que compõem os calcários fossilíferos, até precipitação química. No caso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com