TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Ambiental

Monografias: Direito Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 5

a) Preencha o quadro que segue, isto é, apresente por meio dele o que é a metodologia PDCA. (2,0 pontos)

Significado

P Consiste em fazer um plano, estabelecer as metas e os métodos utilizáveis para alcançá-las, empregando para isso um sistema de padrões, além de definir os itens que serão controlados para aplicar esse método. O planejamento começa com a análise do processo de produção e alguns pontos devem ser observados nesta fase, como por exemplo: levantamento de fatos e dados, elaboração do fluxo do processo, identificação dos itens de organização, elaboração de uma causa e efeito, colocação dos dados sobre os itens de controle, análise de dados e estabelecimento dos objetivos.

D Executa-se o processo conforme o planejamento, com pessoal adequadamente treinado, e é feita a coleta de dados para a etapa seguinte. Nesta fase, colocam-se em prática o que os procedimentos determinaram na etapa anterior, mas para atingir sucesso é preciso que as pessoas envolvidas sejam competentes em suas atividades. O treinamento vai habilitá-las a executar as atividades com eficácia. No contexto da melhoria da qualidade do atendimento, esses treinamentos podem acontecer em sessões grupais (na implantação ou reciclagem de um procedimento, por exemplo) ou no próprio posto de trabalho, ou seja, no local onde a atividade ou tarefa acontece.

C Os dados coletados são comparados com as metas planejadas; nesta etapa também é feita uma análise dos resultados para se definir se há necessidade e quais as ações corretivas necessitam ser implementadas. É neste momento que se verificam se os procedimentos foram claramente entendidos, se estão sendo corretamente executados e se a demonstração foi abstraída. Esta verificação deve ser contínua e pode ser efetuada tanto através de sua observação, quanto através do monitoramento dos índices de qualidade e produtividade. As auditorias internas de qualidade também são uma excelente ferramenta de verificação.

A Realização de ações corretivas. Nessa etapa fazem-se as correções necessárias para que os problemas detectados na etapa anterior não se repitam, atuando nas causas fundamentais destes e, com isso, inicia-se um novo ciclo do PDCA. Assim, caso durante a checagem ou verificação for encontrado alguma anormalidade, este será o momento de agir corretivamente, atacando as causas que impediram que o procedimento fosse executado conforme planejado. Dessa forma, no decorrer das localizações, contramedidas devem ser adotadas, isto é, as ações que irão evitar que o erro ocorra novamente. Em alguns casos, essas medidas podem virar normas, novos procedimentos, padrões, etc.

b) Apresente, de modo breve, pode ser por meio de pesquisa na internet, a prestação de algum serviço ou a produção de algum produto que você conhece. Em seguida, cite algum problema no que diz respeito ao meio ambiente, que possa existir nesse serviço ou produção de produto. Você pode inventar isso ou elaborar baseado em sua realidade ou em pesquisa. Por último, apresente uma solução para esse problema, de modo que siga a metodologia PDCA. (15 a 20 linhas) (3,0 pontos)

Resposta: Atualmente, os Cartórios de Registros de Imóveis são uma potência devido a grande demanda de serviço, a fim de proceder à regularização fundiária e garantir a segurança jurídica e a publicidade dos atos registrais. Ocorre que para prestar o serviço de registro aos particulares, os cartórios precisam trabalhar com impressões de recibos, protocolos, certidões, e demais atos necessários à prestação cartorária, ocasionando, assim, danos nocivos ao meio ambiente, tanto pela grande utilização de folhas, quanto pelo gasto considerável de material alimentador de impressão (cartuchos e toners). Uma solução prática para resolver o problema é (P) planejar as impressões em papéis recicláveis através de impressoras térmicas, que não necessitam de alimentação externa. (D) Dessa forma, executando o plano acima descrito, o calor produzido pela impressora queima o papel de maneira controlada para que a energia térmica seja sua própria fonte de alimentação, não necessitando de tinta ou pó para o processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com