TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Constitucional

Monografias: Direito Constitucional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  267 Visualizações

Uma sociedade não é composta apenas por direitos, mas também de deveres, onde esses dois elementos de suma importância devem caminhar juntos equilibradamente para assim formarmos uma sociedade cada vez mais democrática. Porém, do que adianta termos uma grande diversidade de direitos ao nosso favor, se a maior parte da população não tem acesso a essas informações? Ou entendem erroneamente seus significados?

Pois bem, pensemos no direito de liberdade: “a minha liberdade começa quando a sua termina”, se cada pessoa tem uma percepção de vida e realidade diferente, o “significado” dessa frase se torna tão complexo, quanto imaginamos. A questão aqui é: a liberdade deve ser igual para qualquer cidadão independente de sua cor, crença, cultura, classe social; porém, para que esse direito de liberdade seja “válido”, é necessário haver respeito quanto ao próximo e ainda exercer seus deveres de cidadania.

Seguindo essa linha de raciocínio, podemos concluir que os direitos de um cidadão não precisam e nem devem ser absolutos, mas sim equilibrados, de modo que torne nossa vida em sociedade cada vez mais justa.

Referencias

D’ASSUMPÇÃO, Ana Paula. Estado de Sítio, Estado de Defesa, e Intervenção. Disponível em:<http://monografias.brasilescola.com/direito/estado-sitio-estado-defesa-intervencao.htm>. Acesso em: 29 mar. 2014.

DIREITO. Disponível em:<http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito>. Acesso em: 29 mar. 2014.

DIREITO e legislação – aula tema 03. Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Disponível em:<http://graduacao.aeduvirtual.com.br/201401/mod/resource/view.php?id=396&section=3>. Acesso em: 20 mar. 2014.

GARANTIA. Disponível em:<http://www.dicio.com.br/garantia/>. Acesso em: 29 mar. 2014.

PALIA, Nelson. Direito Constitucional. Noções Essenciais de Direito. Ed. Especial Anhanguera – São Paulo: Saraiva, 2011. p. 37 – 64.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com