TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Constitucional

Casos: Direito Constitucional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

Conceito de constituição

Primeiramente deve conceituar o termo ‘’constituição’’ como um fenômeno plurissignificativo, ou seja, comporta inúmeros significados com diferentes visões. A doutrina costuma indicar algumas conceituações para a Constituição, entre elas: é o ato de constituir, de estabelecer juridicamente; conjunto de elementos essenciais de alguma coisa; formação, organização.

No entanto, existem três grandes conceitos de Constituição são eles: sociólogo, político e jurídico. Vamos adentrar no primeiro conceito sociólogo de autoria de Ferdinand Lassalli, que refere-se a Constituição como a soma de fatores reais de poder que conduzem o país, e esclarecendo que a constituição escrita é somente uma ‘’folha de papel’’. Já no conceito político, Carl Schmitt analisa a constituição como uma decisão política fundamental. Por fim, Hans Kelsen lidera o conceito jurídico, para ele constituição representa um fundamento positivado de forma hierarquicamente superior as demais leis.

A Constituição pode ser analisada sob diversas perspectivas adequadas e que tem o modo de enxergar a sua valorização. Porém no sentido comum a Constituição é aquilo que da a base para o Estado, podemos afirmar que a mesma é a lei fundamental.

Supremacia constitucional

Podemos afirmar que supremacia constitucional é sinônimo de hierarquia entre a Carta Magna e as demais leis. Isso significa que a supremacia é a característica essencial da Constituição, pois, a mesma confere o domínio sobre as demais normas jurídicas, subordinando-as aos seus comandos. Com isso, o ato que contrariar a Constituição sofrerá de nulidade absoluta.

Teoria da Inconstitucionalidade

As leis brasileiras estão organizadas segundo uma hierarquia, ou seja, em ordem de importância. A inconstitucionalidade ocorre quando duas leis se contradizem, e em consequência disso prevalece à lei de hierarquia superior.

A Constituição está no topo da pirâmide de todo nossa legislação por estabelecer as regras de um funcionamento do Estado, definir os limites de atuação dos governos e elencar os principais direitos dos brasileiros.

Assim, a inconstitucionalidade deve ser entendida como uma lei que contraria a Constituição, portanto deve ser extinta.

Recepção

A recepção ocorre quando uma nova constituição surge e consequentemente a ordem constitucional anterior é revogada. Contudo a legislação infraconstitucional perde seu fundamento de validade. Entretanto existe a possibilidade de prevalecer às normas infraconstitucionais que não sejam contrárias à nova ordem.

Assim, é necessário analisar quais normas são compatíveis e quais são incompatíveis com o novo ordenamento. As compatíveis serão recepcionadas, já as incompatíveis serão revogadas, instante em que cessarão suas eficácias. É possível a recepção total de uma norma, ou seja, a norma é recebida na sua integridade, ou a recepção parcial quando uma parte é recepcionada e a outra é revogada.

A recepção pode ser expressa, como se determinou na Constituição 1937, ou implícita, como ocorre no sistema brasileiro atual.

Esse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com