TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Constitucional

Casos: Direito Constitucional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 4ª: Determinação da renda e produto nacional.

Segundo ao nosso entendimento da relação entre a distribuição de renda de um país e o desenvolvimento de seus indivíduos. Citamos o autor Paul Singer, ele afirma conceito de Economia Solidária enquanto um modo de produção alternativo ao capitalismo, cujos princípios básicos são a propriedade coletiva ou associada do capital e do direito á liberdade individual. Economia Solidaria, buscando desvendar e problematizar algumas contradições e descaminhos teóricos e conceituais, ligados ao movimento da Economia Solidaria que circulam na internet, principalmente dentro das instituições conhecidas por incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs).

Economia Solidaria configura como um movimento sócio-econômico concreto no Brasil assim caracterizados os empreendimentos solidários ou a Economia Solidaria como organizações em que: a igualdade da posse dos meios de produção; de poder decisório na assembleia soberana em todos os assuntos da cooperativa; (igualdade de direitos); Buscar-se ia a formação de Redes Cooperativas solidarias com o intuito de se afastar cada vez mais da lógica e da regência do mercado capitalista globalizado; fomentaria se a crítica aos procedimentos da produção capitalista no que tange á exploração do trabalho humano e á degradação ambiental; A dimensão ou significado da definição de economia solidária é uma questão de caráter estratégicos para os trabalhadores envolvidos neste tipo de economia, para os formuladores de politicas econômica, e mesmo para os possíveis adversários (os capitalistas).

E as suas principais características na realidade brasileiras e particulares do modo de produção capitalista e suas consequências como o desemprego, e mostra como a reestruturação produtiva internacional do capital e o neoliberalismo intensificou a precarização da força de trabalho. O segundo subitem mostra a origem da economia solidária realizada no inicio do século XIX pelos chamados socialistas utópicos, bem como a critica a estes pensadores e a defesa do socialismo cientifico feita por Marx e Engels, e conclui com os problemas enfrentados pelo socialismo real. O terceiro subitem apresenta o renascimento da economia solidária no período recente e discute a amplitude das relações sociais de produção deste tipo de atividade econômica. O quarto subcapítulo descreve os diversos tipos de economia solidária e os princípios que devem ser adotados segundo os seus defensores.

2

Refletimos sobre aspectos negativos e positivos desta forma alternativa á economia capitalista

conforme Singer (2002), a principal diferença da empresa capitalista em relação ao modelo de economia solidária é a separação entre capital e trabalho, ou seja, quem trabalha na empresa não é dono ou sócio dela, a não ser quando os proprietários trabalham no comando gerencial da empresa, em vez de delegar a trabalhadores profissionais especializados o trabalho de direção. O processo de gestão deste tipo de empresa se dá através de um modelo hierárquico baseado em níveis de decisão que fluem de cima para baixo.

Este modelo o autor chama de heterogestão. Diferentemente da empresa capitalista, na empresa solidária não á separação entre capital e trabalho, todos os trabalhadores são proprietários da própria empresa na qual atuam, responsáveis por ela e participantes de seus resultados econômicos d forma igualitária. As empresas de economia solidária são administradas de forma democrática, praticando autogestão. Nas empresas pequenas as decisões são tomadas sempre em assembleia com a participação de todos os sócios trabalhadores. Essa agilidade na tomada de decisão ocorre centralização do poder nas mãos de quem controla a empresa, seu sócio único dono, o presidente, a diretoria.

3

Etapa 5ª: Comércio Internacional.

Nosso foco a importância da forma que os diferentes países se relacionam comercialmente, economicamente e culturalmente os principais debates no continente americano é com relação á formação da Área de Livre Comércio das Américas, Incluindo os 34 países do hemisfério, menos Cuba.

Entre o Setor privado desses países vêm acontecendo periodicamente, com a finalidade de articular a melhor forma de se chegar á integração continental. Entretanto, o tema tem gerado muita polêmica e discórdias, sobretudo entre os Estados Unidos e o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com