TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Constitucional

Exames: Direito Constitucional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2013  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 11

A opção: “o constitucionalismo, que pode ser conceituado como o movimento político-social que pretende limitar o poder e estabelecer o rol de direitos e garantias fundamentais, está diretamente relacionado com a ideologia socialista do início da primeira metade do século XX”.

O constitucionalismo tem elementos de relação com a ideologia socialista.

Existe dualidade entre o Estado Social e o Estado Liberal. Basta ver que a dualidade do constitucionalismo tem base inclusive nas idéias de Carl Schmitt.

O pensamento de Lassale reforça a idéia do socialismo como elemento do constitucionalismo.

O Socialismo Constitucional teve sua marca clara na República Weimar e com a Constituição da Alemanha de 1919.

Com este breve resumo, verifica-se que a opção em comento traz elemento doutrinário que pode ser considerado correto a depender da abordagem do candidato

A origem do Constitucionalismo moderno, segundo ensinamentos de José Luiz Quadros Magalhães (http://www.uj.com.br/publicacoes/doutrinas/default.asp?action=doutrina&iddoutrina=3564), são as revoluções burguesas.

A questão indica – DE FORMA GENÉRIA O CONSTITUCIONALISMO – com isso o candidato não tem como saber exatamente se o texto se refere ao constitucionalismo moderno ou ao constitucionalismo social.

O constitucionalismo – na sua evolução – passa também pela ideologia socialista.

No Brasil, tal questão fica clara, conforme José Luiz Quadros Magalhães:

Desde então o constitucionalismo evoluiu, se transformou, regrediu nos últimos tempos, e hoje se encontra em grave crise, quando o discurso econômico de forma ideológica e autoritária, submete o Direito a seus pseudo-imperativos matemáticos. Entretanto podemos dizer que em todas as constituições modernas (sejam liberais, sociais ou socialistas) vamos encontrar sempre os dois tipos de conteúdos comuns em suas normas: organização e funcionamento do Estado com a sua conseqüente limitação do poder e a declaração e proteção ao direito fundamentais da pessoa humana. Grifamos.

Dessa forma, a questão merecer ser anulada, uma vez tratou do tema constitucionalismo de forma genérica. Com isso, não se pode negar que o constitucionalismo está diretamente relacionado com a ideologia socialista. A questão estaria errada se houvesse sido indicado uma fase específica do constitucionalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com