TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Constitucional

Artigo: Direito Constitucional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

(Servidor do MP/PB - Direito - Coperve) 55. Os Estados poderão instituir regiõesmetropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos deMunicípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funçõespúblicas de interesse comum, mediantea) decreto.b) lei complementar.c) lei ordinária.d) regulamento administrativo.e) resolução da Assembléia Legislativa.Comentários:

Para que os Estados instituam regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões,constituídas por agrupamentos de Municípios limítrofes, para integrar a organização, oplanejamento e a execução de funções públicas de interesse comum, é necessário que haja previsãolegal em lei complementar.É o que diz o artigo 25, da Constituição Federal:Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observadosos princípios desta Constituição.§ 3º. Os Estados poderão, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas,aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes,para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

Portanto, correta a alternativa “B”.

(CESPE/TSE/Questão 36) O Ministério Público EleitoralA é um órgão do Ministério Público da União.B é um órgão do Ministério Público Federal.C é um órgão do Ministério Público dos Estados.D não integra o rol dos órgãos do Ministério Público definido pela Constituição da República.

Comentários:

Para responder a questão, encontraremos a resposta através da eliminação das assertivas menoscorretas.A letra "A" está errada porque os órgãos do MPU são definidos no artigo 128, da CF, não seenquadrando nesse rol o Ministério Público Eleitoral. Vejamos:Art. 128. O Ministério Público abrange:I - O Ministério Público da União, que compreende:a) o Ministério Público Federal;b) o Ministério Público do Trabalho;c) o Ministério Público Militar;d) o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios;II - os Ministérios Públicos dos Estados.No que se refere às alternativas "B" e "C", ambas são contraditórias, pois se o Ministério PúblicoEleitoral pertencesse ao MPF, não haveria Promotor Eleitoral nos Estados, e vice-versa.

Portanto, deve-se marcar a alternativa "D", eis que o Ministério Público Eleitoral não seencontra previsto no rol dos órgãos do MP definido pela Constituição Federal, em seu artigo128, acima referido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com