TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Do Trabalhador

Artigo: Direito Do Trabalhador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 2

Você acha que a diferença de dias concedidos na licença-maternidade e na licença- paternidade fere o Princípio Constitucional da Isonomia (ou igualdade entre homens e mulheres)? Por quê? Você concorda com o aumento de 05 para 15 dias ou 30 para o prazo da licença à paternidade? Argumente.

Não, normalmente as mulheres gestantes se ausentam do trabalho no ultimo mês de gravidez por prescrição médica, devido os cuidados especiais que a mulher tem que ter, então ela tem que ter sim um tempo maior fora da jornada de trabalho em relação ao homem. Contudo o direito de estar presente. O direito de participar desse momento decisivo, de permitir à criança a identificação com sua figura paterna e assegurar dessa maneira a construção de um vínculo afetivo amplo, é preciso mais atenção por parte do Congresso para a importância da ampliação da participação paterna, ainda existe um "pensamento machista" de que o cuidado infantil é tarefa para a mulher.

Mas é de suma importância que o pai participe da maior quantidade de dias possível próximo ao bebe após seu nascimento. Pois a insegurança entre ambas as partes é muito grande e uma rara minoria tem poder aquisitivo de contratar alguém para auxilia-los nesta nova etapa da vida. Além disso, a proximidade entre pai e filho contribuir como fonte de estímulos sensoriais para o desenvolvimento do cérebro da criança. A presença do pai, e há estudos científicos que comprovam isso, influencia positivamente no crescimento da criança. A licença para 15 ou 30 dias são importantes, mas não é a situação ideal, pois vemos em países desenvolvidos ex, Alemanha, canada, França e Japão licenças acima de 1 ano com remuneração.

...

Baixar como  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »