TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Empresarial E Tributario Brasileiro

Trabalho Escolar: Direito Empresarial E Tributario Brasileiro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção, da renda, consumo e da acumulação. É um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região. Representa todas as riquezas produzidas, independentemente do destino desta renda. O conceito de PIB também descarta a entrada de verbas do exterior. O que é levado em consideração é simplesmente aquilo que é produzido dentro das fronteiras da região ou país.

O objetivo deste trabalho será abordar alguns conceitos, dentre eles PIB Nominal e Real, Produção Econômica, Metodologia de Cálculos, Produção tecnológica.

1. Definição de PIB – Produto Interno Bruto

O produto interno bruto (PIB) é um indicador econômico que é amplamente utilizado medir a riqueza criada num país e num determinado ano. É definido como o valor total da produção nacional de bens e serviços em um determinado país durante um ano dado pelo agentes que residem no país. É também a medida do rendimento da produção de um determinado país. É chamada às vezes a produção econômica anual ou apenas de saída. O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer seja, países, estados, cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário (insumos). Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.

1.2 - PIB Nominal

PIB Nominal é o valor dos bens e serviços medidos a preços correntes. Seu valor é apurado a partir da variação da produção real de setores multiplicados pelo índice de preços apurados para esse setor.

1.3 – PIB Real

PIB Real é o valor dos bens e serviços medidos a preços constantes. É uma medida mais perfeita do bem-estar econômico, pois leva em conta a produção total de bens e serviços sem a influência da variação nos preços.

1.4 - Fórmula para cálculos do PIB

O valor do PIB é calculado a partir das despesas efetuadas pelos diversos agentes económicos em bens e serviços para utilização final, isto é, aqueles bens e serviços que não vão servir de consumos intermédios na produção de outros bens e serviços, corresponderá à despesa interna (C), a despesa do Estado em bens de consumo “consumo público” (G), despesa das empresas em investimento (I), as exportações, (X) e as importações (M).

PIB = C + I + G + (X – M)

1.5- Principais Setores responsáveis pela produção do país

• Indústria

Extrativa Mineral, Transformação, Serviços Industriais de Utilidade Pública e Construção Civil;

• Agropecuária

Agricultura, Extrativa Vegetal e Pecuária;

• Serviços

Comércio, Transporte, Comunicação, Serviços da Administração Pública e outros serviços.

1.6- Produção Econômica

É constituída por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com