TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina Direito Empresarial, Tecnologias de Gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.066 Palavras (13 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Caroline Cristina de Oliveira-R.A: 8982241477

Claudinei Silva-R.A: 9133256069

Josiane Moreira Pereira da Silva-R.A: 8520881301

Marinês Severo de Andrade-R.A: 8976190916

Rafael Cruz de Carvalho-R.A: 2731595797

PROINTER II

Projeto Interdisciplinar

Disciplina Direito Empresarial, Tecnologias de Gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Professora Tutora Presencial: Bruna Oliveira

Hortolândia/SP

2014

Caroline Cristina de Oliveira-R.A: 8982441477

Claudinei Silva-R.A: 9133256069

Josiane Moreira Pereira da Silva R.A: 8520881301

Marinês Severo de Andrade-R.A: 8976190916

Rafael Cruz de Carvalho-R.A: 2731595797

Projeto Interdisciplinar apresentada ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial das Disciplinas Direito Empresarial, Tecnologias da Gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente, sob orientação da Professora Tutora EAD Bruna Oliveira

Hortolândia/SP

2014

Sumário

 

Introdução                                                                                        3

Ensaio Acadêmico                                                                                4

Considerações Finais                                                                        12

Referências Bibliográficas                                                                        13


Introdução

Ao elaborarmos esse trabalho buscamos demonstrar a importância da aplicação correta das ferramentas de gestão e de um modelo de administração sustentável, pois esses se tronaram diferenciais competitivos entre as organizações.

No cenário atual, onde a informação trafega em uma velocidade imensurável, os clientes buscam informações referentes às empresas, alguns optam por pagar um valor agregado ao saber que determinada empresa possui responsabilidade social.

Como a legislação brasileira é falha, muitas empresas que não aderiram ao modelo sustentável, acabam por ser acobertadas pela lei, pois ocorrem inúmeros desastres ambientais a as empresas apenas pagam uma multa e o impacto causado no meio ambiente se torna imperceptível.

A análise desse problema acaba sendo feita por um ângulo errado, pois a empresa deveria além de ser autuado, poderia iniciar um programa de conscientização que busquem maneiras de reverter ou minimizar o impacto causado por sua irresponsabilidade.

Caso as empresas realizassem um planejamento, utilizassem das técnicas e ferramentas de gestão disponíveis, muitas dessas falhas seriam evitadas, mas muitas empresas não valorizam o planejamento por se tratar de algo maçante e detalhado.

A partir do momento em que as organizações compreenderem a importância da utilização correta dessas ferramentas, existe uma tendência natural que nos tornemos uma sociedade ecologicamente correta e sustentável.

Ensaio Acadêmico

A caldeiraria INOXEL trabalha com a fabricação de peças e equipamentos a partir da conformação de chapas metálicas de aço carbono, aço inoxidável e ligas de alumínio, no qual atende a demanda da economia nacional com produtos e serviços como: silos, moegas, filtros manga, tanques estacionários, chaminés e estruturas metálicas em geral, entretanto, sem uma avaliação dos danos causados ao meio ambiente.

Com o crescimento acelerado da tecnologia, abrangendo as atividades humanas e as vantagens que ela proporciona, surgem vários riscos que provocam efeitos nocivos à saúde, qualidade de vida e meio ambiente.

A responsabilidade e os custos derivados do descarte final dos produtos junto ao meio ambiente se tornou uma tendência mundial ao longo dos anos, onde foram desenvolvidos vários projetos mundiais como: tratado de Kyoto, ECO-92, Agenda 21, relatório de Brundtland, Carta da terra e MDM-Metas do Desenvolvimento do Milênio e Pacto Global, entre outros, com a finalidade de orientar as organizações à prática de uma gestão mais responsável e sustentável não deixando de interagir de forma ética e transparente com seu público - clientes, fornecedores, consumidores, acionistas e colaboradores – os quais se relacionam com a empresa para o desenvolvimento sustentável da organização e da sociedade em busca de benefícios para ambos.

Segundo o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) no uso das atribuições que lhe confere, resolve:

Artigo 1º: considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas, do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, diretamente ou indiretamente, afetam:

  1. A saúde, a segurança e o bem estar da população;
  2. As atividades sociais e econômicas;
  3. A biota;
  4. As condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
  5. A qualidade dos recursos ambientais.

(Resolução CONAMA 001 de 23 de janeiro de 1986)

A partir desta resolução, a responsabilidade passa a ser compartilhada em toda cadeia de vida do produto, desde o desenvolvimento, obtenção de matérias primas, processo produtivo e o consumo até a disposição final, sendo não apenas responsabilidade do poder público, mas sim, exigindo envolvimento de toda a sociedade.

Desta maneira, notamos que os produtos e/ou atividades de uma caldeiraria podem interagir com o meio ambiente, como vemos na tabela a seguir:

Atividade/Produto/Serviço

Aspecto Ambiental (Causa)

Impacto Ambiental (Efeito)

Manuseio de óleo

Vazamento de óleo dos recipientes

Contaminação da água e/ou solo

Caldeira

Queima de combustível

Contaminação atmosférica

Tratamento de efluentes

Geração de efluentes

Alteração da qualidade do corpo hídrico receptor

Manuseio de substâncias químicas

Emissão de gases

Destruição da camada de ozônio

Descarte de materiais

Degradações ao meio ambiente

Contaminação do solo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (231.9 Kb)   docx (839.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com