TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplinas de Direito Empresarial; Tecnologias de Gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.592 Palavras (7 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE AMERICANA

CURSO TECNOLOGIAS EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Daniele Fernandes Francisco – RA 8324776017

DESAFIO PROFISSIONAL DO 2º BIMESTRE

Disciplinas de Direito Empresarial; Tecnologias de Gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente

TUTOR EaD ROBERTA MATINC CIRIBELLO CHAVES

AMERICANA / SÃO PAULO

2013

SUMÁRIO

Introdução                                                                                  _        ..1

Desenvolvimento                                                                                ..4

1.Mapeamento da Formação do Estabelecimento..................................................................4

Relatório 1.1...........................................................................................................................4

2.Mapeamento das Principais Dificuldades Individuais........................................................5

Relatório 2.2...........................................................................................................................5

3.Mapeamento das Principais Dificuldades dos Trabalhadores.............................................5

4.Implementação do Projeto de Adequação...........................................................................6

Recomendações Finais                                                                         ...7

Referências                                                                         ...........                8

INTRODUÇÃO

 

O objetivo desse trabalho é apresentar a implantação de um modelo organizacional em uma empresa de saneantes e domissaneantes, buscando a melhoria nos procedimentos e na qualidade e a diminuição dos riscos ambientais, de acidentes de trabalho e agravos à saúde dos trabalhadores.

O trabalho está organizado em 4 passos, no passo 1 é abordado a formação inicial do estabelecimento, no passo 2 os principais problemas comportamentais individuais, no passo 3 as principais dificuldades dos trabalhadores e no passo 4 serão apresentadas as medidas que devem ser implementadas para a regularização do estabelecimento.

A metodologia utilizada para elaboração foi a pesquisa bibliográfica nos PLT´s do bimestre, enriquecido com pesquisas e análises na internet.

 

DESENVOLVIMENTO

Foi diagnosticado pelas autoridades sanitárias uma série de irregularidades na constituição da empresa, nos procedimentos de produção, como riscos ambientais e ocupacionais,  estrutura física inadequada e falta de higiene e segurança, ou seja falta de conhecimento total dos proprietários quanto as suas obrigações tanto com o poder público, quanto aos funcionários e também o meio ambiente.

1. Mapeamento da formação do estabelecimento

Micro empresa de fabricação e vendas de produtos saneantes e domissaneantes, funciona informalmente, tem dois sócios e doze funcionários.

 

Empresa sem qualquer registro comercial ou contrato social, sem preenchimentos dos livros fiscais, ou seja, não cumprindo com as obrigações tributárias, de Seguridade Social e também do Poder Público. Não tem qualquer ferramenta de tecnologia de gestão para organizar o fluxo operacional.

1.1 Relatório

A empresa executa atividade licita de forma irregular/clandestina, sem recolher impostos, sem registro dos empregados e sem cumprir exigências ambientais, correndo o risco de ser autuada por evasão fiscal, lavagem de dinheiro e outros crimes inclusive passíveis de processos e prisão. A empresa tem uma cultura organizacional de crenças e valores muito particular por isso não utiliza qualquer ferramenta de gestão para organizar os procedimentos com controle e qualidade.

2. Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais

Na produção de materiais de limpeza os funcionários agem desordenadamente, sem gestores para organização e definição de funções.

2.1 Relatório

O fluxo é desordenado pois os funcionários não tem as funções claramente definidas, não recebem o treinamento adequado, por isso não se preocupam com os riscos ocupacionais no manuseio de produtos químicos, e com o asseio pessoal, os mesmos inclusive costumam realizar as refeições no mesmo local onde manuseiam produtos químicos. Total falta de higiene e segurança.

3. Mapeamento das dificuldades dos trabalhadores

Sem qualquer tipo de equipamento de proteção a empresa fabrica os produtos clandestinamente e sem cuidado com riscos ocupacionais do manuseio de produtos químicos, não fornecendo treinamento e EPI´s obrigatórios,  arriscando-os continuamente a sofrerem lesões como queimaduras, problemas respiratórios, irritações e graves intoxicações, bem como da contaminação ambiental, devido ao descarte inadequado da matéria prima (soda caustica, ácidos etc.) no meio ambiente.

4. Implementação do Projeto de Adequação

Empresa de produtos de limpeza saneantes e domissaneantes, Sociedade empresária limitada após ser devidamente registrada na Junta Comercial, e obter constituição formal, passou a utilizar a razão social H20 Produtos de Limpeza Ltda, com dois sócios e doze funcionários.

 

[pic 2]

Com o objetivo de manter o mesmo ambiente e os trabalhadores, optamos por aplicar a tecnologia de gestão Empowerment, por ser uma empresa de pequeno porte a intenção dos proprietários é tornar os trabalhadores mais proativos, dando liberdade para que os mesmos escolham métodos de trabalho, com atribuição de responsabilidades pelo alcance de resultados, esperando que os envolvidos sejam mais comprometidos com as atividades que desempenham e mais motivados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (188.2 Kb)   docx (111 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com