TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Previdenciario

Trabalho Escolar: Direito Previdenciario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com o livro Direito do Trabalho da autora Yone Frediani " o salário do trabalhador deverá ser pago exclusivamente em dinheiro ou parte em dinheiro em utilidades (art. 458 da CLT), e não podendo ser estípulado po período a um mês, exceto quanto às comissões , porcentagens e gratificações (art. 459 da CLT), devendo ser pago até 5° dia útil do mês subsequente ao vencido (1° do art. 458 da CLT)".

2) O funcionário pode entrar com um pedido de recisão indireta do contrato de trabalho pelo não cumprimento pela parte do empregador as obrigações contratuais de acordo com a art. 483 da CLT.

3) De acordo com a Constituição Federal foi encorporado o principio de irredutibilidade, mas com a resalva: "salvo o disposto em em convenção ou acordo coletivo" ( CF / 88, art. 7°, VI).

"Intangebilidade salarial é um controle de descontos o art. 462 CLT, consagra o principio da intangibilidade salarial, vedando a realização de descontos, salvo se autorização por lei, norma coletiva, adiantamentos ou danos causados pelo empregado".

4) De acordo com o código civil art. 187 nenhum funcionário pode ter funções e responsabilidades além da qual foi contratado.

Pondendo assim o funcionário pedir a diferença salarial ou até mesmo a equiparação salarial com a função exercida.

5) Salário in natura : além do valo pago em dinheiro compreende - se no salário para todos os efeitos legais como: alimentação, habitação, vestuario, transporte entre outros, salário in natura são beneficios consedidos pela empresa ao funcionário ou até mesmo pelo cargo exercido na empresa.

Salário in itenere: compreende se que faz parte do intenerario do funcionário até o serviço e retorno para a residencia , como vale transporte por uso de transporte publico , em muitas das vezes a jornada do funcionário não é compativel com o horario do transporte publico então essas horas são pagas como in itirene, conforme disposto na sumula 90, inicio ll do TST.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com