TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito e Antropologia: os Direitos Humanos como um Espaço para o Diálogo

Resenha: Direito e Antropologia: os Direitos Humanos como um Espaço para o Diálogo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Resenha  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  453 Visualizações

Resumo ao Texto “Direito e Antropologia: os direitos humanos como espaço de diálogo” de Ana Lúcia Eduardo Valente e Rodolfo Farah Valente Filho

Este texto faz referencias aos Direitos Humanos, em especial na área da antropologia, mostrando através de questionamentos de outros autores que é possível desenvolver uma discussão sobre Direitos Humanos no campo do direito, onde muitas das vezes este nem sempre se mostra sensível à articulação necessária entre direitos universais e direitos à autodeterminação, à diferença.

Os Direitos Humanos foram criados com a intenção de garantir a integridade das pessoas. Somente após a segunda guerra mundial, se tornou assunto internacional.

Falar em Direitos Humanos ainda desperta um dejá vu na sociedade, de tamanha luta e anarquia que se levou para que esses fossem conquistados. Ainda hoje essa luta continua com os negros que sofrem discriminação e tem que se respaldar no código penal, tendo em vista que crime desse tipo, se torna cada dia mais típico em meio a sociedade.

Através da criação da ONU, os Direitos Humanos passaram a fazer parte da agenda internacional, definindo o direito de cada povo de se autodeterminar.

Com isso a antropologia estuda a pluralidade cultural e busca compreender e definir essa natureza humana em relação à diversidade sócio-cultural produzida como marca distintiva e necessária. Tendo um diálogo rico com a instância jurídica, mesmo sendo de um assunto como, Direitos Humanos, visto que este é um campo complexo, pois envolve um grande numero de opiniões diversas, além do envolvimento cultural muito grande.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com