TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova Questão Resposta 1 D 2 A 3 D 4 C 5 B 6 D 7 A 8 D 9 C 10 A 11 Enunciado - A Constituição Federal De 1988 Trata A Educação Como Um Direito Social, Com Outros Direitos Do Ser Humano E Do Cidadão Brasileiro. Traz Um Capítulo Espec

Pesquisas Acadêmicas: Prova Questão Resposta 1 D 2 A 3 D 4 C 5 B 6 D 7 A 8 D 9 C 10 A 11 Enunciado - A Constituição Federal De 1988 Trata A Educação Como Um Direito Social, Com Outros Direitos Do Ser Humano E Do Cidadão Brasileiro. Traz Um Capítulo Espec. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  2.334 Palavras (10 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO..............................................................................................3

2- AS MEMÓRIAS DE SUA INFÂNCIA E DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADA NA ESCOLA.............................................................................4

3- AS EXPECTATIVAS QUANTO A PASSAGEM DO ENSINO MÉDIO PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE PEDAGOGIA....................5

4- AS IDEIAS QUE VOÇÊ POSSUI SOBRE O QUE É EDUCAÇÃO E SOBRE O QUE PEDAGOGIA.........................................................................7

5- CONCEITO MAIS AMPLIADO DO QUE É EDUCAÇÃO E DO QUE É PEDAGODIA....................................................................................................9

6- CONCLUSÃO............................................................................................10

2- AS MEMÓRIA DE MINHA DE SUA INFÂNCIA E DAS

EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA.

Eu venho de uma família muito humilde, meu pai era pedreiro e minha mãe era empregada doméstica. Somos quatro irmãos, eu sou a mais velha.

Nossa casa era pequena, porém muito aconchegante, o terreiro era enorme com muita árvore frutífera, dava até para colher frutos do nosso próprio terreiro para faze salada de frutas. Nos quatro brincava muito, pois minha mãe não deixava frequentar a casa de vizinhos ou ficar na rua. Divertimos brincando de pique pega, balanço, escode esconde, casinha ali mesmo no terreiro de casa. Éramos muito felizes mesmo com tanta dificuldade.

Chegou a agora de ir para escola, completaria 7 anos em 26 abril era obrigada a entrar na escola.

Comecei a estudar no ano de 1980, nesta época não existia educação inicial (pré-primário), já se iniciava na 1ª série do primário.

A escola era muito longe de minha casa, era em outro bairro. No primeiro dia de aula minha mãe me acompanhou até o pátio da escola. Quando foi feito a chamada, tive de deixa-la e ir junto com as outras crianças e a minha professora. Nesta hora senti como se minha mãe estivesse me abandonado ao meio de um monte de gente estranha, minha vontade era de fugir daquele local, onde várias crianças choravam desesperadas. Creio por não ter tido o pré-primário não fomos preparadas para este começo na escola.

Para piora minha situação, minha professora que se chamava Irã era muito brava, parecia não ter preparo para trabalhar com crianças desta idade (7 a 8 anos de idade). Foi muito difícil este primeiro ano.

Creio que era muito mais difícil para todas as crianças que começaram a estudar neste ano, não tínhamos coordenação motora, pois não fomos preparados. Por isso a dificuldade de fazer as primeiras letras. Fomos duramente cobrados. Mais enfim acabou este primeiro ano, com muita dificuldade e cobranças, vencemos.

No ano de 1981 a escola nova ficou pronta, é a Escola Estadual Abílio Rodrigues Patto, estava linda, novinha e muito maior e o mais importante bem próximo a minha casa.

Já no 2ª serie tive uma excelente professora, Dona Glória, que nos tratava como filhos. Ela era muito carinhosa e dedicada, nos ajudou muito. No meio do ano Dona Glória teve uma boa notícia e péssima para nós, seu alunos. A sua tão sonhadas aposentadoria saiu, iria deixar de dar aula pois já estava muito cansada e idosa. Choramos muito porem era necessário que ela nos deixasse. Antes de ir embora dona Gloria fez questão de apresentar nossa nova professora, a tia Jessica era assim que gostava de ser chamada. Fizemos uma linda festa de despedida para Dona Glória, pois a vida na escola tinha que prosseguir.

A tia Jessica era muito boa, soube nos conquistar, era perfeita. Tinha um dom de prender a nossa atenção e nos ensinar, tirando todo o trauma da 1ª serie.

Assim foi os anos seguinte, no 3ª foi com a dona Idelvaz era uma boa professora, ensina muito bem. Adorava cantar. Ensaiava sempre hinos para cantarmos na hora cívica da escola que acontecia todas as segundas - feira antes de iniciar as aulas.

Dona Idelvaz ensaiava muito o Hino Oficial Da Marinha Brasileira (Cisne Branco), disso eu não me esqueço, vou guardar sempre na memória a sua voz cantando:

"Qual cisne branco que em noite de lua

Vai deslizando num lago azul.

O meu navio também flutua

Nos verdes mares de Norte a Sul."

Ela ensinou a ter respeito a nossa Bandeira, a termos postura durante a execução do Hino Nacional.

Durante a hora cívica tínhamos que ficar imóvel, com a mão peito, se mexermos durante a execução do hino nacional ou chegasse atrasado neste dia, erámos obrigado a cantar o hino nacional sozinhos em frente a diretora.

Dona Edelvaz era muito boa, porem durante suas aulas se houvesse barulhos, era toda a sala punida, levamos regadas nas costa. Parecia normal isto pois não reclamávamos e nem os nossos pais. Mais havia mais respeito dos alunos com os professores.

A quarta série foi com a professora Maísa era muito séria, ensinava muito bem, tinha paciência. Já que estava na quarta série tratava os alunos como adolescentes. Assim foi os 4 primeiros anos.

Cursei a quinta até a sétima série na Escola Estadual ABILIO RODRIGUES PATTOS, como neste ano houve uma greve dos professores que durou muitos dias, fiquei muito preocupada, por perder muitas aulas, decidir sair da Escola Estadual e ir para uma escola municipal, pois não havia greve dos servidores municipais, em seguida cursei a sétima e oitava série na Escola Municipal Teotônio Villela, como na sétima série perdi muitos dias de aula por causa da greve, tive que fazer muitos trabalhos para recuperar este dias, tive ajudas de muitos professores para não perder o ano.

Terminei o ensino fundamental com muitas expectativas em relação ao que estudaria no segundo grau, que atualmente é conhecido como ensino médio. Nesta época era curso técnico que ajudava muito na hora de ingressar no mercado de trabalho. Muitas professoras exerceram a profissão por anos só com o curso de magistério que havia no segundo grau, o qual permitia dar aulas nos anos iniciais. Omo na época magistério era só matutino, tive que optar por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com