TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos E Deveres Das Crianças

Dissertações: Direitos E Deveres Das Crianças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 DESENVOLVENDO UMA WEBQUEST 6

4 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

O Estatuto da Criança e do Adolescente é conhecido pela sociedade brasileira por ECA (as primeiras letras das palavras Estatuto Criança e Adolescente). A Lei que deu vida ao ECA é de Nº. 8.069, de 13 de julho de 1990 e esta foi sancionada pelo Ex-presidente do Brasil Fernando Collor de Mello.

O ECA nada mais é do que um instrumento de cidadania. Na verdade o ECA é uma lei, fruto da luta de movimentos sociais, profissionais e de pessoas preocupadas com as condições e os direitos infanto-juvenis no Brasil.

O ECA foi especialmente criado para revelar os direitos e os deveres das crianças e dos adolescentes. Também há neste estatuto os direitos e deveres dos adultos.

Vale a pena lembrar ainda que o ECA respeita as demais leis internacionais que mencionam os direitos das crianças e dos adolescentes, como: a Declaração dos Direitos da Criança (Resolução 1.386 da ONU - 20 de novembro de 1959); as regras mínimas das Nações Unidas para administração da Justiça da Infância e da Juventude - Regras de Beijing (Resolução 40/33 - ONU - 29 de novembro de 1985); as Diretrizes das Nações Unidas para prevenção da Delinqüência Juvenil - diretrizes de Riad (ONU - 1º de março de 1988 - RIAD) entre outros.

2 DESENVOLVIMENTO

Webquest (do inglês, demanda da Web) é uma metodologia de pesquisa orientada da web, onde quase todos os recursos utilizados para a pesquisa são provenientes da própria web compreendendo assim uma série de atividades didáticas de aprendizagem que se aproveitam a imensa riqueza de informações do mundo virtual para gerar novos conhecimentos. Trata-se de uma proposta feita em 1995 pelo professor Bernie Dodge, daUniversidade de San Diego, com a participação do seu colaborador Tom March.

Geralmente a webquest é elaborada por um professor com questões para serem solucionadas pelos alunos de ensino fundamental, médio e superior. Ela sempre parte de um tema onde se delinearão as tarefas, que envolve consultar fontes de informação como livros, vídeos e mesmo pessoas a entrevistar, entretanto, são mais comuns sites ou páginas na internet. Essas fontes são, em geral, selecionadas pelo professor.

As webquests possuem uma base teórica construtivista, pois os próprios alunos vão construindo seu conhecimento. Através do cumprimento das tarefas eles vão transformando as informações, compreendendo-as e armazenando-as. Suas estratégias de aprendizagem ajudam os estudantes a desenvolver habilidades de cooperação para com o grupo e a entender que aprendemos mais e melhor com os outros do que sozinhos.

Seu principal objetivo é desenvolver as habilidades cognitivas dos alunos. Para desenvolver uma webquest é necessário criar um site que pode ser construído com um editor de HTML, serviço de blog ou até mesmo com um editor de texto que possa ser salvo como página da web. Os passos para a criação da webquest são os seguintes:

• Introdução

Nela você deverá apresentar as informações básicas da pesquisa aos alunos, orientando-os sobre o que vão encontrar na atividade proposta. Além disso, tem como objetivo despertar o interesse deles para realizar o trabalho, motivando-os para começar;

• Tarefa

Descrever o que os alunos deverão elaborar durante o projeto, propondo um percurso a ser percorrido até o final dele, sem, entretanto, dá-los um produto pronto/acabado;

• Processo

Disponibiliza aos alunos uma lista de referências bibliográficas a serem consultadas para a realização das tarefas.

• Avaliação

Um tópico bastante comum na webquest é o intitulado de avaliação. Nesse tópico, o professor irá explicar os critérios que serão utilizados para avaliar o desempenho do aluno para com o seu trabalho. Após a elaboração desses tópicos, basta que o criador da webquest poste-a na internet. Como dito anteriormente, para fazer isso, será preciso hospedar a webquest num servidor.

• Conclusão

Corresponde à finalização da tarefa proposta. Nela o professor deve apresentar um resumo que levará o aluno à reflexão da atividade com o objetivo de reconhecer o que foi aprendido.

3 DESENVOLVENDO UMA WEBQUEST

INTRODUÇÃO

Olá alunos! Vocês já ouviram falar sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)? O ECA é uma lei criada em 1990 com o objetivo de proteger e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. Vocês já pensaram como é importante ter seus direitos garantidos em lei? Nos países desenvolvidos não houve a necessidade de criar leis que garantam esses direitos, pois todos sabem como é importante garantir a proteção integral a essas pessoas, mas no Brasil algumas crianças e adolescentes são negligenciados, sendo necessário criar uma lei que garanta a Proteção Integral a eles.

Vocês sabem o que é Proteção Integral? Venham descobrir!

Nesta atividade vocês pesquisarão sobre os seus direitos. Bom trabalho!

TAREFAS

Nesta atividade vocês pesquisarão na internet para adquirir informações sobre o ECA. Com essas informações farão debates em grupo, elaborarão um filme com uma história em quadrinhos e apresentarão aos colegas. Esta história em quadrinhos deverá contar um caso de Proteção Integral à criança ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com