TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos AD Unisul

Trabalho Universitário: Direitos Humanos AD Unisul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  1.541 Palavras (7 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade de avaliação a distância (AD)

Disciplina: Direitos Humanos e Cidadania

Curso: Segurança Pública

Professor: Nome do aluno:

Data:

A partir da compreensão sobre Ética, Direitos Humanos e Cidadania obtida através do estudo das unidades de nossa disciplina, siga os procedimentos abaixo, para a elaboração da Avaliação a Distância.

Parte1

a) Pesquise em livros, revistas, jornais ou Internet, formas de violação dos direitos humanos.

b) Publique sua pesquisa na ferramenta exposição, não se esquecendo de inserir a fonte de pesquisa (referências).

Resposta:

Os direitos humanos são instrumentos escritos que visam assegurar às pessoas liberdade e dignidade

O homem tem direitos inalienáveis como direito à vida e à liberdade. São direitos inerentes à sua natureza e anteriores a criação do Estado. Há outra corrente que diz serem Direitos Humanos aqueles que são garantidos em ordenamentos jurídicos, entretanto isto não assegura o cumprimento em sua totalidade, posto que entre o reconhecimento deste direito e o cumprimento dos mesmos há um descompasso. Ao mesmo tempo em que se intensificam as ações afirmativas de direito visando à inclusão social, observamos que há intensificação da violência nas famílias, nas escolas, nas ruas...

Podemos, porém, fixar as características dos direitos fundamentais, que são: a imprescritibilidade, ou seja, os direitos humanos não se perdem pelo decurso de prazo; a inalienabilidade: não há possibilidade de transferência dos direitos humanos; inviolabilidade: impossibilidade de desrespeito por normas infraconstitucionais ou autoridades públicas; universalidade: a abrangência dos direitos humanos engloba todos os indivíduos, independente de sua nacionalidade, sexo, raça, credo ou convicção político-filosófica; efetividade: não é simples reconhecimento abstrato, mas, de acordo com a Constituição Federal, há mecanismos coercitivos para garantir os Direitos Humanos; interdepedência: deve haver uma conexão entre as prerrogativas humanas fundamentais, como, por exemplo, a liberdade de locomoção está conectada com a garantia do habeas corpus, bem como com a previsão da prisão somente por flagrante delito ou por ordem de autoridade competente; complementariedade: os direitos humanos fundamentais não devem ser interpretados isoladamente, mas sim de forma conjunta.

São alguns exemplos de violação dos direitos humanos:

• Estar preso ou detido ilegalmente;

• Sofrer castigos cruéis, tortura;

• Não ter acesso aos Serviços Públicos de seu país;

• Escravidão;

• Preconceito;

• Seqüestro, Roubo, Furto, etc..

Fonte de Pesquisa: (Brasil Escola, por Isabel Vargas.)

(Cotianet.com.br, matéria escrita por Mário Augusto Bernardes Dirienzo, “VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS”. Setembro de 2000)

Parte 2

c) Formule neste arquivo do Word, um texto (mínimo 30 linhas), cujo tema seja: “A importância do comportamento ético no processo de consolidação dos direitos humanos”, onde entre outros aspectos você deverá destacar:

- o conceito de ética;

- a diferença entre moral e ética;

- a relação entre educação e ética;

- as aplicações práticas da ética na esfera pessoal e social: valores, exercício da vontade, liberdade, punição, consciência;

- as aplicações práticas da ética na esfera profissional: ética empresarial, responsabilidade social, códigos de ética;

- os desafios e dificuldades no exercício do comportamento ético;

- a relação entre ética e direitos humanos;

- o direito natural e o direito positivo;

- as dificuldades de implementação dos direitos humanos na sociedade atual;

- a violação dos direitos humanos.

Resposta:

Ética é o conjunto de valores e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Ela é construída por uma sociedade com base em valores históricos e culturais. Já a moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando suas ações e seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bem ou mau.

No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter, altruísmo e virtudes, por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

Podemos também afirmar que a educação, ou seja, o conhecimento influencia diretamente no comportamento ético do ser humano.

O comportamento ético na esfera pessoal, profissional e em todas as ações comportamentais no cotidiano de nossa vida, implica diretamente em um sentimento de bem estar pessoal, profissional e familiar da própria comunidade onde vivemos. Quando agimos com respeito a natureza, contribuímos diretamente com nossos semelhantes para uma boa convivência dentro da sociedade.

O comportamento ético também influencia diretamente para consolidação dos direitos humanos. Cortella (2009) afirma que a lógica da edificação e formação ética, parte do valor da humanidade; e exemplifica dizendo sobre alguém que questiona a quantidade crescente de desemprego no país, mais ao mesmo tempo, acaba consumindo produtos piratas, muitas vezes sem nota fiscal, subtraindo empregos no Brasil e inflando a China de empregos.

Na medida que não se tem tributação, os segmentos de educação e saúde (usufruto da população) perdem orçamento e fragilizam-se. Além do que, continua o autor, o consumo de produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com