TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direto Tributário

Trabalho Escolar: Direto Tributário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

Tributos e impostos, tanto no Brasil quanto em todo o mundo o povo é submetido a pagar a estes exageros propostos através de leis (muitas vezes sujas).

Em nosso país, existem muitos tributos que foram criados ao longo do tempo, de forma mais variada e com vários significados, muitos deles a maioria das pessoas não sabe o que se refere.

O Brasil é o país que mais arrecada com impostos, é o país que tem as taxas mais altas do mundo, os juros de cartão de crédito nenhum outro país supera. Em 2012, foram necessários quase cinco meses para arcar com toda a carga tributária exigida pelos governos federal, estaduais e municipais. Outro ponto importante é saber que a tributação no Brasil é cobrada conforme o ganho. Ou seja, quanto mais ganhar, mais devo pagar ao governo. Como exemplo, o Imposto de Renda. Além de pagar o imposto do consumo, que já vem embutido no valor do serviço e produto, temos ainda que pagar outros impostos como PIS, COFINS, ICMS, IPI e ISS. Além, é claro do IPTU e IPVA. Entre outros, tudo tem imposto.

Pesquisas mostram o quanto de imposto pagamos ao governos em coisas simples do nosso dia-a-dia. É o caso da água mineral, ao comprarmos uma garrafinha, 43,91% é só imposto. Um perfume nacional, mais da metade do valor é imposto, cerca de 69,13%. 26,32% do valor de cada mensalidade paga para a Unisinos é imposto.

Desde o primeiro dia de 2012 até as 12h00 do dia 02/08, os brasileiros pagaram R$ 900 bilhões com tributos federais, estaduais e municipais, de acordo com dados do Impostômetro da ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

Arrecadando tanto, o Brasil poderia ser considerado um país de primeiro mundo, porém como a grande maioria dos valores não chega até o seu destino final, fica o Brasil Sede da Copa do Mundo de 2014, com crianças morrendo de fome ou aguardando um leito em hospitais públicos com atendimentos precários.

Os valores adquiridos através dos contribuintes deveriam ser destinados para o uso de diversas finalidades definidas pelo governo. Como a proteção à propriedade privada, infra-estrura econômica (manutenção de estradas, aplicação de contratos, etc.), serviços públicos (saúde, educação, etc.) e a manutenção do próprio governo, para gastos com sistemas de educação, aposentadoria, seguro-desemprego e transporte público.

Porém, infelizmente no Brasil não ocorre desta maneira. Em nosso cotidiano é comum ouvirmos que as pessoas que elegemos para nos representar, estão nos roubando da maneira mais descarada possível. É dinheiro escondido na cueca, funcionários fantasmas, cursos inexistentes que parlamentares dizem freqüentar, viagens de familiares de políticos bancadas pelo nosso dinheiro... Enfim, uma infinidade de absurdos que virou normal para os brasileiros.

Na Alemanha que é um país de primeiro mundo, não há cobranças de pedágios, por exemplo, e as estradas? As estradas são ótimas, sem dúvida muito melhores que as rodovias esburacadas do Brasil, que oferecem riscos e os índices de acidentes são altíssimas.

Aguardamos dias melhores, dias que talvez alguém com responsabilidade ética assuma o Brasil, de forma a melhorar nossa estrutura, roubar menos, e nós cidadãos pagar menos impostos, tendo uma vida melhor.

http://www.infoescola.com/economia/impostos-ou-tributos/

http://www.infoescola.com/direito/impostos-e-tributos-em-geral/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com