TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina Norteadoras: Didática, Lingua Brasileira De Sinais E Resonsabilidade Social E Meio Ambiente

Monografias: Disciplina Norteadoras: Didática, Lingua Brasileira De Sinais E Resonsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 2

Sendo a Educação Infantil um resultado de lutas populares que girava em torno da necessidade de se tornar direito a educação infantil. Temos como resultado a aprovação da Constituição Federal no ano de 1988 na qual é posto a Educação Infantil como direito da criança, porém, não de caráter obrigatório.

E no ano de 1993 é aprovado Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, a criança é posta como possuidora de direitos quanto cidadã, e este documento vem para reafirmar o direitos da criança expressos na Constituição Federal de 1988.

Em 1996, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, Lei nº 9394/96, regulamenta à educação no país, e assim também passa a incluir a Educação Infantil dentro da Educação Básica. Sendo a Educação Infantil em seus níveis (creche e pré-escola). Também estabelecendo a formação mínima do profissional de Educação Infantil (magistério nível médio ou nível superior em pedagogia ou equivalente), e que o atendimento a infância tem que ser educativo e de caráter de complementar a educação familiar. E na LDB, fica estabelecido que a avaliação seja feita por registros do seu desenvolvimento, e sem o objetivo de ser pré-requisito para acesso ao ensino fundamental.

Ainda na LDB/96 a Educação Infantil e subdividida por faixas etárias e o atendimento institucional educativo à criança deixa de ter o caráter de substituir a família para ser complementar a ela.

Entretanto, são as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – DCNIs/1999 que norteia a proposta pedagógica para a Educação Infantil, definindo os princípios que devem ser contemplados.

A política nacional de Educação Infantil, pelo direito das crianças de 0 a 6 anos à educação, busca estabelecer as diretrizes da política nacional, assim como as metas, os objetivos e as estratégias da educação.

Ocorreram avanços significativos nas últimas décadas acerca da Educação Infantil, mas, alguns desses saltos estão apenas nas leis, no plano formal e ainda não chegaram de fato ao cotidiano dos centros de educação infantil. Contudo há ainda o problema no âmbito político, no que tange a proteção de um direito social plenamente justificado, mas, insistentemente negligenciado/negado pela política pública.

Entretanto, podemos sim dizer que avançamos no sentido educativo para os pequeninos me nosso pais. No entanto, ainda não há o reconhecimento social do caráter educativo, e a desvalorização do profissional, fruto da herança cultural posta acima.

Desde muito cedo, as mães ‘deixam’ seus filhos nos Centros de Educação, com o intuito de serem cuidados, ainda antes de completarem um ano de idade, e pode se dizer que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com