TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINAS NORTEADORAS: DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL, LÍNGUA BRASILEIRAS DE SINAIS, TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO

Por:   •  20/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.118 Palavras (13 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL

UNIDADE DE TUCURUÍ

CURSO DE LICENCIATURA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

DISCIPLINAS NORTEADORAS: DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL, LÍNGUA BRASILEIRAS DE SINAIS, TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO

Alexandre dos Santos Costa                        RA: 2800828064

Daniele Santos da Silva                                RA: 1709135403

Deuzeni Lopes do Nascimento                        RA: 2800847260

Jose Nilson Martins Viana                        RA: 2800843244

Paulo Vítor dos Santos Lima                        RA: 1709136602

TEMA: SALA TEMÁTICA-BRINQUEDOTECA

Tutor:Profº Me. Paulo Sérgio de Oliveira Feitosa

Tucuruí-PA

29/05/2015

1.INTRODUÇÃO

Este Desafio vem facilitar a compreensão no que se refere às novas tecnologias sejam vistas como mais uma ferramenta de auxilio ao processo de educação, como dinamizadora do processo de ensino e como instigadoras para a melhoria da aprendizagem.

Hoje na chamada sociedade da informação, novas formas de pensar, de agir e de comunicar-se são introduzidas no dia a dia, são inúmeras as formas de adquirir conhecimento, bem como também são diversas as ferramentas que propiciam essa aquisição, as escolas são em geral apontadas como uma das principais alternativas para formação e desenvolvimento de cidadãos que venham atender as exigências da sociedade moderna. Enfim, as tecnologias de informação e/ou comunicação possibilitam ao individuo ter acesso a milhares de informações e complexidades de contextos tanto próximos como distantes de sua realidade que, num processo educativo, pode servir como elemento de aprendizagem, como espaço de socialização, gerando saberes e conhecimentos científicos.

São inúmeros os fatores e aspectos que comprovam a eficácia e necessidade do uso dos recursos tecnológicos na escola, motivos pelos quais ao professor torna-se fundamental a capacitação para uso adequado e pedagógico destas inovações tecnológicas em benefício do trabalho docente.Portanto, a internet deve ser utilizada como uma ferramenta de auxilio na aquisição da leitura e da escrita, ferramenta esta que a escola e o professor devem introduzir na vida escolar do aluno, visto que faz parte do cotidiano dos mesmos, cabe então a escola e ao professor democratizar e orientar os alunos no uso da internet de modo a conduzi-los ao processo de construção do conhecimento, possibilitando ao professor ser mediador, isto é, acompanhar e sugerir atividades, ajudar a solucionar dúvidas e estimular a busca de um novo saber.

Nesse sentido o presente desafio tem como objetivos discutir o uso dessas tecnologias com fonte de transformação profundas no processo ensino aprendizagem, bem como fazer a análise sobre a importância da formação continuada dos professores e suscintar as principais atividades no uso das tecnologias no âmbito educacional.

2.DESEVOLVIMENTO

A Tecnologia Assistiva também vem se tornando uma importante ferramenta na área educacional, pois cada vez mais serve como uma ponte para abertura de novos horizontes nos processos de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de alunos.

Sendo um tema de grande importância para nós professores nos dias que estamos vivendo as novas tecnologias aplicadas à área de educação vem de certa forma auxiliar do desenvolvimento da aprendizagem.

Discutiremos ainda alguns pontos como: recursos tecnológicos, estratégias de uso, objetivos e aplicação de tecnologias assistivas. A ONG esperança tem sido uma grande incentivadora nesse projeto das TICs, contribuindo não só com os recursos tecnológicos, mas também com o amplo espaço. A capacitação de professores também é um ponto que merece atenção nesse desafio profissional.

Ambiente/Sala temática: Brinquedoteca

Usuários: Crianças ou Adolescentes de 06 a 17 anos

Recursos Tecnológicos

Justificativa e estratégias de uso

Objetivos

Aplicação de tecnologias assistivas para surdos

Computador

Hoje nossas crianças e adolescentes já nascem informatizadas, usando esses recursos que eles já conhecem será de muito proveito tanto para o aluno como para o professor.

-Ajudar na visualização de materiais, jogos e vídeos educativos .

-Incentivar a música bem como a criatividade do educando.

As atividades serão trabalhadas em Libras para facilitar a comunicação e sejam significativas para o aluno.

TV

A TV Digital, por sua vez, representa uma revolução, combinando as características tradicionais da televisão analógica com as potencialidades do computador pessoal e com o impacto da Internet na sociedade.

-Tornar a aula o mais fascinante possível.

-Incentivar ao aluno a sua atenção e concentração.

-Motivar a busca do conhecimento e ser capaz da auto-aprendizagem.

Essas novas tecnologias cooperam para o desenvolvimento da educação no sentido de serem usadas para dinamizar as aulas tornando-as atrativas, e mais vivas, interessantes, participativas e vinculadas à uma nova realidade.

DVD

Através de uma prática bem planejada, as mídias oferecem maior flexibilização do tempo e do espaço de aprendizagem, permitindo aos estudantes, novas formas de perceber o mundo que o cerca.

- Exercitar através do DVD a concentração dos alunos nas atividades propostas.
- Ampliar o uso do DVD como recurso tecnológico na prática cotidiana do aluno no processo de aprendizagem.

É imprescindível que o professor reconheça o poder e o fascínio que os meios de comunicação exercem sobre as pessoas e, em especial, crianças e jovens, procurando adotar em sua prática docente o uso das tecnologias que há na escola com os alunos.

Data-show

O retro projetor também devem fazer a diferença na sala de aula quando usado com segurança e propriedade a criança e/ ou o adolescente  terá aprendizado mais lucrativo.

-Demostração de gráficos,imagens,textos melhor fixação conteúdo.

-Favorecer a convivência e trabalho em grupo, respeitando diferenças, níveis de conhecimento e ritmos de aprendizagem de cada integrante da equipe.

Aprendizagem do surdo é visual, então com o data-show eles poderão compreender a letra de músicas, textos com o axilio de intérprete de Libras.

Aparelhos sonoros

Os diversos recursos de expressividade e a gama de sonoridades que estão disponíveis nos instrumentos musicais eletrônicos, devem ser aplicados como recursos de apoio ao ensino.

-Despertar no aluno o gosto pela música a partir do uso dos intrumentos;

- Pomover a formação de grupos de danças

Questões tão atuais colocadas sobre a inclusão de surdos, em especial nos espaços de ensino, as possíveis“ferramentas tecnológicas” assistivas, como forma, e tentativa de uma inclusão social.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (228.5 Kb)   docx (40.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com