TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sem Disciplina Língua Brasileira de Sinais

Seminário: Sem Disciplina Língua Brasileira de Sinais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Seminário  •  1.988 Palavras (8 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 8

Curso Pedagogia Período Letivo 2011/2

Semestre 2º Sem Disciplina Língua Brasileira de Sinais

Nome Tutor Presencial Miriam M. Gimenes

Nome Professor EAD Ana Maria Ribeiro da Rocha

Nome Aluno(a)

RA 2

ORIENTAÇÕES

 Leia as questões abaixo e responda individualmente.

 Para finalizar, salve o arquivo em formato Word 97-2003 (.doc), contendo:

1) Seu nome e seu RA

2) Nome do tutor presencial

3) Nome da disciplina

4) Nome do professor EAD

5) Conteúdo das respostas das questões

6) Atividade avaliativa – Questionário concluído, postar este arquivo no Moodle

7) Prazo de Entrega/postagem no Moodle – 28 de novembro de 2011 à 02 de dezembro de 2011

Lembrem-se !

 Esta questão deve ser respondida individualmente e você deverá postá-la no ambiente virtual de aprendizagem conforme as datas previstas no cronograma de aula, ou seja, 28 de novembro de 2011 à 02 de dezembro de 2011, impreterivelmente.

 A atividade postada no prazo regular valerá de 0,0 (zero) a 1,5 (um ponto e meio).

 Em caso de atraso na postagem dessas atividades avaliativas, o valor máximo a ser atribuído para a tarefa é de 1,0 (hum) ponto, ou seja, a atividade valerá de 0,0 (zero) à 1,0 (hum) ponto, e a data final para entrega delas será informado no ambiente virtual.

Atividade Avaliativa Questionário – Disciplina Língua Brasileira de Sinais

Questões Dissertativas

1) A atividade avaliativa é uma forma de acompanhar o processo de aprendizagem desenvolvido acerca de um determinado assunto. Por isso, tendo em vista a importância de conhecer as principais abordagens educacionais, propomos a realização da questão 5 do caderno de atividades, p. 229, a fim de aprofundar e enriquecer a compreensão do tema. (0,5)

Você percebeu que ao longo da história, diferentes representações sobre as pessoas surdas e a presença ou proibição, parcial ou total, da língua de sinais construíram as principais abordagens educacionais da Educação de surdos no mundo. Agora defina cada uma delas; (0,5)

Oralismo:

Comunicação Total:

Bilinguísmo:

Resposta: Oralismo: é o nome dado àquelas abordagens que enfatizam a fala e a amplificação da audição e que rejeitam, de maneira explícita e rígida, qualquer uso da língua de sinais. Assim, “o oralismo tanto é uma ideologia quanto um método

Comunicação Total: Trata-se de uma proposta flexível no uso de meios de comunicação oral e gestual. Com a expansão da Comunicação Total, a proposta inicial é transformada e se consolida, não como método, mas como uma filosofia educacional. Ciccone (1990) diz que essa filosofia possui uma maneira própria de entender o surdo, ou seja, longe de considerá-lo como portador de uma patologia de ordem “médica”, entende o surdo como uma pessoa, e a surdez como uma marca, cujos efeitos adquirem, inclusive, características de um fenômeno com significações sociais. Por não explicitar claramente procedimentos de ensino, a Comunicação total é incorporada, em diferentes lugares, em versões muito variadas, caracterizando-se, basicamente pela aceitação de vários recursos comunicativos, com a finalidade de ensinar a língua majoritária e promover a comunicação.

Bilinguismo: Bilinguismo como uma filosofia educativa que permite o acesso pela criança, o mais precocemente possível, a duas línguas: a língua brasileira de sinais e a língua portuguesa na modalidade oral (aqui no Brasil).

Bilinguismo não é um método de educação. Define-se pelo fato de um indivíduo ser usuário de duas línguas. Educação com bilinguismo, não é, portanto, em essência, uma nova proposta educacional em si mesma, mas uma proposta de educação onde o bilinguismo atua como uma possibilidade de integração do indivíduo ao meio sociocultural a que naturalmente pertence, ou seja, às comunidades de surdos e de ouvintes. Educar com bilinguismo é “cuidar” para que, através do acesso a duas línguas, se torne possível garantir que os processos naturais de desenvolvimento do indivíduo, nos quais a língua se mostre instrumento indispensável, sejam preservados. Isto ocorre através da aquisição de um sistema linguístico o mais cedo e o mais breve possível, considerando a Língua de Sinais como primeira língua, na maioria dos casos, como acontece em nosso projeto. Educação com bilinguismo não é, pois, uma nova forma de educação. É um modo de garantir uma melhor possibilidade de acesso à educação

3) Para nos aprofundarmos em relação à legislação que regulamenta a Libras, propomos a realização da questão 3 do caderno de atividades, p. 237 , a fim de aprofundar e enriquecer a compreensão do tema.

3. A Lei 14.436/02 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – foi regulamentada pelo decreto 5.626. em 22 de dezembro de 2005. Faça um mapeamento do documento preenchendo o quadro a seguir: (0,5)

DECRETO N°5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005

TEMA: SÍNTESE

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS):

A formação de docentes para o ensino de Libras:

O ensino/uso de Libras e Língua portuguesa na educação de deficientes auditivos:

Formação de tradutor e intérprete de Libras:

As garantias de acesso à educação dos deficientes auditivos:

As garantias de saúde dos deficientes auditivos:

O papel do Poder Público e das Empresas no uso e na difusão de Libras:

Resposta:

DECRETO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com