TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discutindo O Conceito De Ciência E De Tecnologia

Casos: Discutindo O Conceito De Ciência E De Tecnologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  1.279 Palavras (6 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 6

Discutindo o conceito de Ciência e de Tecnologia

Neste texto trataremos do surgimento do movimento CTS. Antes, porém, é necessário descrever o que é Ciência e o que é tecnologia. Para Iniciarmos nossa discussão: o que é Ciência?

Responder a essa questão não é tarefa fácil, pois sua definição varia de acordo com as correntes filosóficas, ou seja, não existe uma definição única. Para alguns estudiosos, a ciência é concebida como um conjunto de conhecimentos, que se dá através da utilização de métodos capazes de controlar os fenômenos e fatos estudados. Pode notar que para esses estudiosos os fatos sociais e humanos estão excluídos e o modelo de ciência seria estereotipado pela química, física, matemática e biologia.

Para outros, é o estudo de problemas formulados adequadamente em relação a um objeto em que para solucioná-lo deve utilizar um método. Entretanto, esse método não é único, depende do objeto de estudo. Enquanto antigamente se pensava que as ciências contavam com um conjunto fixo de métodos para obter conhecimento, hoje acredita-se que esse método depende de muitas condições, entre elas, sociais, psicológicas, histórica, entre outras.

Frequentemente, entende-se por ciência a atividade científica em geral. Outras vezes como conhecimento científico. Esse último é o sentido em que qualificamos a química como uma Ciência. A Ciência considerada como conhecimento tem forte relação com métodos e técnicas de descobertas e com fatores sociais e psicológicos.

A palavra ciência deriva do latim “scienta” substantivo que equivale a saber, conhecimento. Entretanto, nem todo conhecimento se qualifica como científico. O que diferencia um conhecimento científico de um senso comum é o rigor. O conhecimento do senso comum é acrítico, fragmentado, preso a preconceitos e a tradições conservadoras.

A ciência, de acordo com Barros e Lehfeld (2000), apresenta algumas características, entre elas: a racionalidade; a coerência; a representação do real; o questionamento sistemático, a investigação e a utilização de métodos.

Campus Virtual Cruzeiro do Sul | www.cruzeirodovirtual.com.br

4

Unidade: Colocar o nome da unidade aqui

Unidade: Movimento CTS

De acordo com Andery (2007), a ciência caracteriza-se por ser uma tentativa do homem entender e explicar racionalmente a natureza, buscando formular leis que permitam a atuação do homem. Para Chassot (2003), a ciência é um instrumento de leitura para explicar as transformações da natureza, pois o homem é um ser que faz parte da natureza e não se pode conceber o homem sem a natureza, nem a natureza sem o homem. Durante muitos séculos (toda a Antiguidade e a Idade Média) não se fazia distinção entre a ciência e a filosofia. Filosofia é uma palavra de origem grega que significa “amor à sabedoria” e na Antiguidade representava um tipo de conhecimento superior e mais geral que o sábio adquiria ao buscar a essência de suas interrogações. No século XVII, Galileu demonstrou a importância das experiências e medidas na aquisição do conhecimento, ou seja, ele estabeleceu o método científico e assim, houve a separação entre a filosofia e a ciência. Desde então, ela se associou progressivamente à técnica tornando-se tecnociência.

E o que é tecnologia?

Etimologicamente a palavra Tecnologia é a conjunção dos termos tecn(o), de origem Grega que significa techne (técnica), expressando a idéia de arte ou habilidade e logia que deriva do grego log(o), significando palavra, estudo, tratamento ou conhecimento. Na língua Portuguesa, a palavra Tecnologia é definida como o estudo especializado sobre os procedimentos, instrumentos e objetos próprios de qualquer arte, ofício ou técnica. De acordo com Morais (1997, apud GARCIA, 2008) técnica são as invenções criadas pelo ser humano para atender necessidades básicas, enquanto tecnologia são as inovações humanas desenvolvidas a partir da era moderna.

De acordo com o dicionário Aurélio tecnologia “é o conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um determinado ramo de atividade”. Essas definições mostram que a tecnologia tem como resultado um produto industrial de natureza material. Essa é uma imagem tradicional da tecnologia.

Campus Virtual Cruzeiro do Sul | www.cruzeirodovirtual.com.br

5

Unidade: Colocar o nome da unidade aqui

Unidade: Movimento CTS

O conceito de Tecnologia adquiriu importância a partir do começo do século XVIII. Neste período teve início a primeira Revolução Industrial, na qual se deram relevantes transformações a todos os níveis no trabalho industrial. No entanto, a discussão sobre Tecnologia veio a público somente após a 1ª Guerra Mundial (1914-1918) com a guerra química e o bombardeamento aéreo, que foram utilizados pela primeira vez.

O Movimento CTS

O movimento em favor da discussão entre as relações ciência, tecnologia e sociedade (relações CTS) surgiu em meados do século XX, mais precisamente em meados de 1960 e início dos anos 1970, em resposta aos efeitos catastróficos da ciência e da tecnologia na sociedade (AULER e BAZZO, 2001). Entre esses efeitos catastróficos temos o Napalm desfolhante, armas químicas e biológicas, acidentes nucleares, envenenamento farmacêuticos, derramamento de petróleo, entre outros. É nesse clima de tensão gerado pela guerra do Vietnã, que se inicia uma crítica acadêmica sobre as relações da ciência e da tecnologia na sociedade.

Essas discussões foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com