TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dispositivo De Conversão De Energia Mecânica Em Energia Elétrica

Dissertações: Dispositivo De Conversão De Energia Mecânica Em Energia Elétrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  691 Visualizações

Área de Concentração: Bioengenharia

Objetivo: Utilizar uma fonte de energia que não cause impactos ambientais

Metodologia: Utilizar as bicicletas estacionárias presentes em aulas de Spinning em academias com o intuito de aproveitar a energia mecânica fornecida pelos membros inferiores dos usuários (região muscular do corpo de maior capacidade de produção de potência), para gerar energia elétrica que possa ser capaz de acionar dispositivos de uso na própria sala de aula, tais como: ventiladores, lâmpadas entre outros.

Princípios do projeto: utilizaremos um mecanismo básico de indução-eletromagnética, a partir do qual, a energia mecânica obtida por meio do giro da roda seria transferida através de um sistema de engrenagem composto por polias que acionaria um dínamo. A corrente elétrica dessa forma produzida seria responsável pelo carregamento de um circuito ligado a uma bicicleta.

O spinning, por ser um exercício que envolve mudanças sensíveis de velocidade, não seria, a princípio, adequado para ligar um eletrodoméstico, que precisa de uma potência constante. Porém... ...com o acoplamento da bateria ao alternador, este pode carregá-la, para ela sim poder fornecer uma potência constante para o eletrodoméstico. Como da bateria sai uma corrente contínua, não viável para a utilização por eletrodomésticos, foi necessário o uso de um inversor, um dispositivo que transforma a corrente contínua em alternada. Como mediríamos corrente e tensão elétricas se não fosse pela ajuda desses equipamentos incríveis? Usando-os ao mesmo tempo foi possível obter diversos pontos de corrente e tensão produzidas pelo alternador.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com