TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertativa De Maslow

Tese: Dissertativa De Maslow. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Tese  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

Maslow descreve uma diferença qualitativa entre as necessidades básicas e mais elevadas: as primeiras são necessidades defectivas, ou seja, baseadas na falta e devem, assim, ser saciadas para evitar um estado indesejável, enquanto as ultimas são necessidades de crescimento, conforme abaixo:

1. Necessidades fisiológicas são extremamente primitivas, básicas e exigentes por serem assim fundamentais

2. Necessidades de segurança são necessidades igualmente vitais, mas menos exigentes: são íntimas (física e psíquica). Maslow considerava essa segunda classe de necessidades menos exigente porque elas precisam ser saciadas menos frequentemente e, uma vez saciadas, tais necessidades permanecem satisfeitas por períodos relativamente longos.

3. Necessidades de amor e relacionamentos passam a tornarem-se mais sociais: É o desejo de companhia, afeição, de ser aceito, que só pode ser satisfeito através de interação com outras pessoas.

4. Necessidades de estima (autoconfiança), que incluem o desejo de ser bom em alguma atividade, de ter certa forma de poder, e de ser apreciado.

5. Necessidades de auto-realização - ou seja, a necessidade se desenvolver as próprias potencialidades. Auto-realização é assim, para Maslow, o mais alto dos motivos.

Estas necessidades não buscam ser saciadas para se evitar algo indesejável, mas para se alcançar algo mais desejável, cumpridas tais necessidades básicas de primeira ordem, ele já estará preparado, então para satisfazer as suas ambições no plano da auto-estima e auto-realização, que poderá ser caracterizado de várias formas: a nível pessoal, familiar ou nível profissional.

Aparentemente quando os trabalhadores têm boas condições de trabalho, e remuneração satisfatória, manifestam um nível elevado de empenhamento procurando satisfazer suas ambições e contribuindo para o crescimento da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com