TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertação Filosófica

Casos: Dissertação Filosófica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Claretiano

Trabalho da disciplina Dissertação Filosófica

Meditações Metafísicas – René Descartes

Tema: Das Coisas que se Podem Colocar em Dúvida.

2013

A escolha do tem deste trabalho de Dissertação Filosófica é sobre as coisas que se podem colocar em dúvida.

Há algumas indagações que podemos fazer mediante este tema contido na primeira Meditação Metafísica de Descartes, tais como:

- Por que para Descartes é importante duvidar das coisas?

- Faz sentido sua opção em duvidar e examinar o essencial alegando que a ruína do alicerce carrega consigo todo o resto do edifício?

- E sobre os sonhos, é bem verdade que estamos presos as realidades, tal como um pintor mesmo retratando algo abstrato está preso a realidade das cores?

- O que pensa Descartes a respeito de um “Deus Enganador”

- Como Descartes reporta sobre o “Gênio Maligno”?

- É acertada a postura de Descartes quando nos mostra que quanto mais radicais as dúvida, mais inabaláveis serão as certezas que se puseram a seguir?

O objetivo geral da escolha do tema: Das Coisas se Podem Colocar em Dúvida é justamente mostrar como construir uma personalidade inteligente e autônoma mediante as grandes indagações e verdades da vida.

Os objetivos específicos são:

- Investigar o processo de desmistificação de verdades correntes pelo senso comum;

- A descrença de tudo o que é incerto;

- Não duvidar do óbvio: a própria existência, o Cogito: penso, logo existo!

René Descartes (1596-1650) é um filósofo francês considerado um dos maiores representantes da modernidade. Em sua obra Meditações Metafísicas, mais especificamente em sua primeira meditação, ele aborda as coisas que podem ser duvidadas, e mesmo sendo uma obra cronologicamente antiga, ela é aplicável nos dias de hoje, ela permanece atual.

Descartes nos mostra que não é necessário examinar todas as verdades que temos em nós e nos foram impostas, mas basta examinar as verdades tidas como basilares, e como já fora dito, segundo ele: a ruína do alicerce carrega consigo todo o resto do edifício!

Descartes aborda várias indagações que tem o intuito de libertar a mente de dogmas que nos aprisionam, que nos alienam, que não nos permita pensar, é justamente por essa razão que o tema foi escolhido, por tamanha importância se for aplicado como uma lição, uma tarefa e que resultará em independência e autonomia da mente humana.

Uma dissertação Filosófica com a temática das coisas que se podem colocar em dúvida deveria ter como introdução a razão e o motivo pelo qual se está escrevendo e principalmente, à quem se direciona as idéias contidas na redação, como por exemplo: o ideal de autonomia e independência da mente humana na vida social obtida através da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com