TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertação Sobre a Arte Baniwa

Por:   •  15/11/2023  •  Dissertação  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

GRADUAÇÃO EM LOGÍSTICA

GABRIEL LOPES DA SILVA CHAGAS

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

ARTE BANIWA

RIO DE JANEIRO

2023

  1. Introdução

A comunidade Baniwa é originária da região amazônica pertencendo a fronteira entre Brasil; Venezuela e Colômbia, tendo uma população de 15 mil habitantes segundo o IBGE/2000, sendo 5 mil estando em território brasileiro.

“Os Baniwa são excelentes artesãos. São os únicos fabricantes dos raladores de mandioca feitos de madeira e pontas de quartzo, que são distribuídos em toda a região, por meio das trocas interétnicas e dos comerciantes. Atualmente, são os principais produtores de urutus e balaios para venda, tecendo as peças nos mais diferentes tamanhos, tipos de desenho e coloração.” – Projeto Arte Baniwa

Essa atividade os deu fama na região e em toda região norte do país, fazendo com que povo urbanos se interessassem e fossem até seu território para aprender e criar formas de valorizar essa tradição, assim surgindo o Projeto Arte Baniwa.

A venda de produtos artesanais executada pelos Baniwa vem não só da subsistência, mas também de suas crenças religosas.

  1. PROBLEMAS OBSERVADOS NO SISTEMA DE PRODUÇÃO DOS BANIWA

Após analisar vídeos, além do apresentado no trabalho, é facilmente analisado diversos erros no comércio extrativista do povoado, separa-se abaixo em 3 tópicos de erros avistados.

  1. Quanto a Competitividade:

O primeiro problema observado tem como foco a competitividade entre os comércios, por conta da fabricação manual dos materiais comercializados se torna impossível confrontar as grandes fábricas que com suas máquinas são capazes de produzir o mesmo produto com menos gasto assim lucrando mais, é vero dizer que ainda existem pessoas que apreciam a simplicidade e a beleza por trás do trabalho manual, mas também a grande maioria pretere o preço a beleza da arte cultural ali exibida. Por solução crê-se que a melhor área para a venda seria os espaços rurais, onde as fábricas pouco comandam, nos centros de pequenas cidades; beiras de estradas, entre outros locais onde o valor cultural vale mais.

  1. Quanto ao Sistema Geral de Informação:

“O fluxo de informações é um elemento de grande importância nas operações logísticas. Pedidos de clientes e de ressuprimento, necessidades de estoque, movimentações nos armazéns, documentação de transporte e faturas são algumas das formas mais comuns de informações logísticas.” - Paulo Nazário. Esse trecho do técnico em logística no site ILOS remete exatamente o que falta no Baniwa, a distância entre os polos de venda, a dificuldade em transportar geram transtornos que fogem a capacidade de resolução.

  1. Quanto a Sustentabilidade

O uso de material natural traz a sensação de leveza, proximidade com a natureza, além da beleza por trás de todo artesanato em transformar uma simples planta em uma peça artística, porém, traz junto a responsabilidade em saber que se não devolver a planta em forma de semente amanhã ela já não estará mais lá, o vídeo não mostra os Baniwa fazendo o replantio, o que deixa no ar a sensação de que falta essa atitude para saber se ainda há condições de continuar com essa atividade. Por este motivo a utilização de material sintético facilitaria a não acabar tão rápido, nem agredir tanto o meio ambiente quanto o uso de material orgânico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com