TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distância da estimativa da atividade

Por:   •  8/3/2014  •  Seminário  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade de avaliação a distância 1 (AD1)

Nome do aluno: Silvia

Disciplina: Psicologia nas Organizações

Professor tutor: Damaris de O. Batista da Silva

Orientações e critérios de correção

 A linguagem utilizada em todos os textos das atividades deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta.

 É importante que você expresse sua compreensão, elaborando, sobre cada resposta, um raciocínio bem fundamentado.

 As respostas que apenas se limitam a transcrever trechos do livro didático serão desconsideradas. As transcrições do livro didático e de outras fontes deverão ser feitas conforme as regras da ABNT . (Acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://busca.unisul.br/pdf/trabalhosacademicos.pdf e veja como realizar citações e referências).

 Cópias parciais ou integrais da INTERNET sem a devida citação serão desconsideradas sem o direito ao refazer.

 Em caso de atividades iguais, todos os envolvidos receberão nota ZERO, e não terão oportunidade de refazer, independente da data de envio. Tendo em vista que esta etapa é individual.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA). Publique na ferramenta AVALIAÇÃO.

 Não serão aceitas avaliações enviadas por e-mail e depois do prazo final estipulado no cronograma da disciplina (sugerimos o envio com no mínimo 5 dias de antecedência antes do prazo final).

 Consulte o Plano de Ensino da disciplina para conhecer mais detalhadamente os critérios de correção desta Avaliação, antes de respondê-la.

 O peso desta AD é 9,0. Somado a 1,0 ponto da Atividade Inicial Obrigatória completa o somatório 10,0 para a AD1.

OBS: Dúvidas em relação ao enunciado das questões ou do conteúdo do livro didático devem ser enviadas pela ferramenta PROFESSOR.

Boa avaliação!

Questão 1:

Diante de um Psicólogo as pessoas agem de diversas formas:

- alguns pensam que temos bolas de cristal e adivinharemos o seu passado e futuro;

- que temos pílulas de conselhos milagrosos que farão os problemas sumirem, como mágica;

Há os que falam muito, querendo solução para os problemas; assim como há os que se trancam por medo de que o Psicólogo adivinhe tudo o que se passa em sua mente.

Por ser uma Ciência e Profissão ainda nova, comparando as demais, a Psicologia não é de todo conhecida e tem seu objeto de estudo, e meios de estudo e intervenção não compreendidos. Apresente, em até 10 linhas, a Psicologia e uma das suas áreas, a Psicologia nas Organizações. (1,5 pontos)

Psicologia estuda os processos mentais e comportamentais do individuo, seus instintos, desejos, emoções e conflitos nas relações com os outros e consigo mesmo. Ela tenta dar uma explicação, previsão e controle do estudo desenvolvido através de diversas teorias que compreendem e explica essa tal natureza do homem.

Nas organizações a psicologia tem o mesmo papel; porém ajudando-lhe dentro de um grupo. Mostrando seu valor, conscientizando da importância do ser humano dentro da sociedade. O funcionário quando escutado e quando recebe melhores condições de trabalho fica motivado e seu desempenho cresce através dos créditos gerados pela organização, gerando assim o bem-estar de cada colaborador e um ambiente sadio para o trabalho prazeroso.

Questão 2:

Diante de uma falha, um esquecimento ou acidente, muitos colaboradores dizem “Fiz sem querer”, e o colega responde “Não é nada, é psicológico.”

Em nosso contexto a dimensão psicológica ainda é muito vinculada à compreensão de que o ocorrido não tem valor, é bobagem, não terá resultados, é inexistente e sem importância. Esquecem-se de que a dimensão psicológica é integrante de nosso ser, e origem de muitos fenômenos concretos com impactos diretos sobre o bem-estar. Há teorias que enfatizam o papel do ambiente sobre a existência e manifestação das questões ditas psicológicas; outras analisam sobre um ponto de vista inatista; outras, por sua vez, consideram aspectos como história, cultura e relações sociais como participes da construção da dimensão psicológica.

A dimensão psicológica dos indivíduos pode afetar a organização? Apresente sua resposta, justificando seu posicionamento. (3,0 pontos)

Do meu ponto de vista, isso pode ser uma desculpa que causam resultados, o sem querer é involuntariamente e o por quer é de propósito. Nem tudo que quero, posso; como também nem tudo que posso, quero. A liberdade não está no fato de poder ou não poder fazer algo, mas no querer. Caso contrário, chegaríamos a conclusão que restringiria a própria noção de liberdade. Quando juntamos estas duas forças, aí sim, teremos nossos desejos aliados a nossa ação e, com isto, chegamos aos nossos objetivos e aos objetivos da organização.

Questão 3:

A letra da canção, “Metamorfose Ambulante” de Raul Seixas, diz algo parecido como “eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter uma velha opinião formada sobre tudo”, inclusive sobre si mesmo. O que esse pensamento pode ter de relacionado à dinâmica da subjetividade? Justifique de forma fundamentada em um texto de 6 a 10 linhas. (3,0 pontos)

A subjetividade é a soma de nossos conhecimentos e experiências, que dão a percepção das coisas. Ela é formada através do que vamos construindo a partir da vivência das experiências da vida social e cultural de cada um de nós. Na medida em que vamos nos relacionando com o que está a nossa volta e vivenciando emoções, pensamentos, fantasias, sonhos, etc...; construímos características que nos fazem ser o que somos.

Já a “metamorfose ambulante”, seria transformar a todo instante em qualquer lugar. Pensar diferente diante de tantas informações concretas, ter visão aberta para novas opiniões a cada momento, fugir de uma sociedade cheia de regras.

Questão 4:

Organizações contratam e demitem. Por motivos diversos fazem avaliações acerca dos seus colaboradores e tomam a decisão de promover, manter ou excluir uma pessoa do seu contexto. Em reportagem da Revista Exame “8 personalidades que foram rejeitadas em algum momento das suas carreiras” (Disponível em http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/8-personalidades-que-foram-rejeitadas-em-algum-momento-de-suas-carreiras?p=2#link, Acesso em 23/02/2012) vemos alguns exemplos dessa situação, como Albert Einstein expulso por não ser inteligente e Henry Ford que faliu empresas. Leia a reportagem e, após, elabore um texto, em torno de 10 linhas, sobre a participação dos processos psicológicos na eficácia do comportamento humano no trabalho. (1,5 pontos)

A partir do momento em que nascemos começamos a criar um perfil de personalidade, já adultos tomamos decisões que podem ter resultados momentâneos ou futuros. A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui um campo de estudo da psicologia organizacional. O conhecer, o fazer, não consiste em copiar o real, mas agir sobre ele e transformá-lo de modo a compreendê-lo. Assim, caso por caso, são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura de cada individuo.

...

Baixar como  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »