TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distribuição Fisica

Pesquisas Acadêmicas: Distribuição Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO (UNIJORGE)

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

Fernanda Barros

Ivana Leal

Lorena Ribeiro

Marli de Santana

Maisa Pereira

DISTRIBUIÇÃO FÍSICA

Salvador

2014

A logística é dividida em três grandes segmentos, o primeiro atende às necessidades da logística de suprimento (entrada) de insumos, matéria-prima, equipamentos, peças etc. Já o segundo segmento é responsável pela transformação do processo produtivo (produção) em produtos acabados ou serviços. Enquanto, que o terceiro segmento é responsável pela transferência ou distribuição física dos produtos acabados ou serviços (saída) aos diversos tipos de clientes e consumidores.

O transporte e o armazenamento são os principais processos que compõem a distribuição física, movimentando os produtos desde o fim da produção até o mercado de clientes. Os canais de distribuição são os principais caminhos dos produtos, eles são representados por atacadistas, varejistas, revendedores, distribuidores etc.

Normalmente, existem dois tipos de mercado de Distribuição Física:

Mercado do usuário final: são os que usam o produto para a satisfação de suas necessidades ou para criar novos produtos. Normalmente, são numerosos, adquirem quantidades menores e compram com mais freqüência. Como exemplo, podemos citar os consumidores de um grande supermercado. Uma grande variedade de pessoas faz suas compras de acordo com as necessidades, geralmente em quantidades pequenas, devido às dificuldades de estocagem e de investirem grandes valores, e voltam para comprar, com freqüência, também em razão de suas necessidades.

Mercado composto por intermediários: são os que não consomem o produto, mas o oferecem para revenda. Suas compras são, em geral, em mais quantidade e menos freqüência. Quando clientes realizam compras em quantidades suficientes que justifiquem sua relação custo-benefício com o transporte, as entregas podem ser realizadas pelos vendedores dos estoques de fábrica ou da linha de produção. Caso o volume de compras não justifique sua entrega direta, em razão da relação custo-benefício com o valor dos fretes, a entrega poderá ser realizada por meio da utilização de um sistema de depósito, que aproxima os produtos acabados dos centros consumidores, por exemplo.

Tais depósitos em locais estratégicos podem justificar um eventual custo adicional de estocagem em detrimento de um global de transporte mais oneroso. Ressalta-se que a mercadoria ou bem pode ser devolvida pelo cliente e essa tarefa de movimentar a mercadoria devolvida também é de responsabilidade da distribuição física.

Falando sobre níveis de distribuição pode-se afirmar que, a distribuição física acontece em vários níveis hierárquicos. Sobre a decisão tática é tomada e imposta pela gerência e a operacional diz respeito a supervisão ou seja, ela que se encarregará de fazer com que os projetos sejam cumpridos e executados.

Existem três níveis da administração da distribuição física, o estratégico em que a alta administração da empresa decide o modo que deve ter a configuração do sistema de distribuição. Podem ser relacionadas às seguintes preocupações como a localização dos armazéns, a seleção dos modais de transportes, sistema de processamento de pedidos etc.

Há também o nível tático que é o nível em que a gerência da empresa estará envolvida em utilizar seus recursos da melhor e maior forma possível, tem como preocupações a ociosidade de equipamento de transmissão de pedidos seja mínima, a ocupação otimizada dos meios de transportes, sempre em níveis máximos possíveis á carga.

Por fim e não menos importante o nível operacional que é o nível em que a supervisão garante a execução das tarefas diárias para assegurar que os produtos se movimentem pelo canal de distribuição até o ultimo cliente, como carregar caminhões, embalar produtos e manter registros dos níveis de inventário.

Especificamente com Sônia Mitaini, responsável pelo Centro de Distribuição de Informações – CDI, que disponibilizou informações sobre as estratégias utilizadas pela empresa para se manter como líder no varejo nacional, bem como os resultados obtidos.

O crescimento da Casas Bahia em nível nacional é evidente e para tanto a empresa utilizou estratégias de varejo conhecidas como genéricas, além de adotar outras estratégias desenvolvidas pela própria empresa. Identificamos a utilização da estratégia de competitiva de diferenciação, estratégia competitiva de foco e vantagem competitiva quando observamos as práticas da empresa interna e externamente.

Abordando a logística, verificamos que a empresa investiu pesado na distribuição, possui frota própria de caminhões, criou centros de distribuição e faz a entrega dos pedidos com rapidez. O resultado desta estratégia é que 97% das entregas são bem sucedidas, conferindo vantagem competitiva a empresa. Uma estratégia desenvolvida pela própria Casas Bahia é implementação de uma política de crédito onde o financiamento é concedido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com