TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distrito Do Pari

Dissertações: Distrito Do Pari. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  241 Palavras (1 Páginas)  •  339 Visualizações

O distrito do Pari, trata- se de uns dos distritos da capital abrangendo o bairro Canindé. localizado na região central da cidade de São Paulo é um dos menores da Capital, com 2,716 km². É atendido pela linha 1 - Azul do Metrô que apesar de passar dentro de seus limites não possui aí estação. No entanto, a estação Armênia/Portuguesa, localizada na Rua Pedro Vicente (Ponte Pequena), dista apenas uma quadra de seu limite e proporciona fácil acesso ao distrito.

Sua história remonta aos fins do século 16 cujos moradores eram índios, portugueses e mamelucos, em sua maioria pescadores que abasteciam a cidade de pescados. Utilizavam uma armadilha chamada “pari”, que era uma cerca de taquara ou cipó estendida de margem a margem do rio, daí nasceu o nome do bairro.

A partir de 1870, com a chegada da ferrovia à cidade, surgiram vários bairros operários ao longo da linha, entre eles o do Pari. Entre 1885 e 1890 cresce a instalação de comércio e indústrias no local e em 1891, devido ao grande movimento de trens, foi aí implantado um dos maiores pátios ferroviários da cidade, o Pátio do Pari, que servia de estacionamento de vagões, depósito de mercadorias e ponto de carga e descarga. Apesar do nome, o pátio, hoje desativado, e também o Largo do Pari situam-se atualmente no distrito do Brás demonstrando que a delimitação do distrito não respeitou a antiga compreensão que se tinha do Bairro.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com