TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Do Banco Mundial

Resenha: Do Banco Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Resenha  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

1 PESQUISA

Com o presente trabalho iremos demonstrar de forma breve e concisa, os principais aspectos correlacionados com as condições institucionais da China, abordando quais mecanismos fizeram disparar seu crescimento econômico em relação a outros países que se localizam no mesmo grupo de desenvolvimento que ela. A partir disto veremos quais são as facilidades para se abrir uma empresa em um país que visa atrair investidores, mas também observar as burocracias impostas, quais as condições na relação de trabalho, corrupção e outros fatores que fazem parte do cenário econômico chinês.

Com dados fornecidos pelo Banco Mundial e referenciados pela pesquisa “Doing Business” realizada pelo mesmo, podemos observar claramente a vantagem da China em relação aos outros países do globo, desde sua legislação comercial até a facilidade para se investir, esta que coloca Hong Kong em segundo lugar na lista das cidades com mais facilidade para se fazer negócios, ficando atrás somente de Cingapura. Com estes dados percebemos uma política comercial que facilita o desenvolvimento institucional no país, dando um acesso igualitário aos subsídios oferecidos, de forma com que grande parte dos investidores de grande porte no mundo invistam no país. Fazendo também com que suas instituições internas venham a crescer cada dia mais, dentre estas podemos citar a IBCB, financeira chinesa que não só é, a maior empresa da China, mas também a quinta maior do mundo com lucro de mais de 25 bilhões de dólares (Revista Exame.com, 2013).

Estes indicadores são decorrência de políticas que facilitam a abertura de empresas e diminuem a burocracia contábil, podemos obervar estas como publicação dos procedimentos para abertura de empresa na internet, centralização dos procedimentos para expedição de alvará, exigência de divulgação das informações detalhadas de seus investidores e outros. Já as relações entre empregador e empregado, costumam ser complicadas em um país anti sindicalismo, onde geralmente não se equalizam os lucros do empregador com os salários pagos aos funcionários, bem como as longas cargas horárias impostas na pretensão de maior produção. Tudo isto faz com que a corrupção impere entre os agentes fiscalizadores, que deveriam ficar encarregados de monitorar estes abusos contra trabalhadores.

Com esta breve pesquisa, podemos perceber que a China é uma economia que cresce brutalmente a cada ano, e que a partir de suas condições competitivas de mercado pode atrair mais investidores, sendo assim de grande valia acompanharmos seus passos no anseio de que sejam não só favorecidas as instituições ou investidores, mas que a sociedade chinesa possa como um todo usufruir deste crescimento que coloca a China como provável próxima potência mundial, ocupando o lugar que hoje pertence aos Estados Unidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com