TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doação De Sangue

Trabalho Escolar: Doação De Sangue. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 2

O sangue é um tecido líquido que circula pelo corpo, carregando oxigênio e nutrientes a todos os órgãos (LEAVELL e TROUPH, 1979). Quase toda a defesa do organismo está concentrada nele, não pode ser substituída por nenhum outro líquido por este motivo a doação é tão importante. O sangue funciona como um transportador de substâncias de extrema importância para o funcionamento do corpo.

Com o intuito de se candidatar à doação de sangue é um processo voluntariamente pela qual o cidadão tem que ter entre 18 até 65 anos de idade e com peso acima de 50kg, é necessário apresentar documento com foto, estar bem de saúde não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. São coletados em média 450 ml de sangue que serão examinados e avaliados, se não há doenças o sangue é armazenado em um banco de sangue ou hemocentro para que seja usado em uma transfusão de sangue. Uma única doação poderá salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.

A população brasileira tem um perfil doador jo¬vem entre 18 e 29 anos e entre a população doadora o sexo predominante é o masculino atingindo 62,39% das doações (ANVISA, 2006). Segundo o Ministério da Saúde, se cada pessoa doasse duas vezes ao ano, não faltaria sangue para transfusão no país.

Doar sangue faz parte da cidadania de todos nós, e as empresas também vêm se comprometendo com a causa nos últimos anos. Se soubéssemos a real importância da doação de sangue, se nos conscientizarmos, com certeza seriamos mais solidários.

A decisão de se tornar um voluntário, é uma ação que pode salvar muitas vidas, é reconhecer o papel importante que o doador têm na vida daqueles que dependem de transfusão. Há alguns cuidados pós-doação como: Evitar esforços físicos exagerados e bebida alcoólicas por pelo menos 12 horas, aumentar a ingestão de líquidos, não dirigir veículos de grande portar e não fumar por cerca de 2 horas, manter o curativo no local da punção por pelo menos de quatro horas.

É necessário levar ao conhecimento da população a importância que um simples ato de doar sangue pode salvar muitas vidas; esse ato depende da solidariedade das pessoas, pois o sangue é insubstituível. O esclarecimento a respeito da doação quebra tabus gerando mais oportunidades. Alguns tratamentos e cirurgias só podem ser feitos quando há sangue para suprir a necessidade, pois caso o contrario a vida corre risco. Doar sangue, além de amor ao próximo, é um ato de responsabilidade. Quanto mais sangue, mais vida.

Dessa forma, com o objetivo dessa pesquisa foi avaliar o nível de conhecimento e conscientização da população da região da COMCAM.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com