TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dosagem De Concreto

Ensaios: Dosagem De Concreto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivo:

Determinar o traço do concreto através do método de dosagem experimental (dosagem racional).

Introdução:

Dosagem experimental é o teste em que realizamos em laboratório dos materiais que fazem parte do Concreto.

Para interpretarmos os resultados dos testes, a dosagem experimental se baseia em fundamentos da dosagem que acarretam na variação das principais propriedades do concreto quando endurecido, através da trabalhabilidade, relação água cimento e granulometria do agregado graúdo que faz parte do concreto.

O Ensaio de Abatimento do Tronco de Cone mede a consistência e a fluidez do concreto, permitindo que se controle a uniformidade do concreto. A principal função deste ensaio é fornecer através de um método simples e convincente controlar a uniformidade da produção do concreto em diferentes betonadas. Desde que, na dosagem, se tenha obtido um concreto trabalhável, a constância do abatimento indicará a uniformidade da trabalhabilidade.

A quantidade (ou teor de argamassa) de argamassa não pode ser pequena, pois se for, pode ser insuficiente para preencher os vazios entra as partículas de britas e os recantos da formas. Se o teor for grande ela provoca um consumo excessivo de água, no qual os dois casos prejudicam a resistência e durabilidade do concreto.

O teor ideal de argamassa indica uma composição para a mistura em que se obtém, mais uma vez, a melhor trabalhabilidade (menor exsudação, maior coesão, melhor preenchimento das formas na concretagem e menor porosidade) com consumo adequado de água.

Através da obtenção de dois traços auxiliares, conseguimos determinar os valores para o diagrama de dosagem. Os dois traços escolhidos apresentam variação de uma unidade e meia no teor de agregado total (para mais e para menos) em relação ao traço 1: 5,0 sempre mantendo fixo o teor de argamassa e o abatimento de tronco de cone, citados acima o que são cada um.

Materiais e Equipamentos:

- Cimento CPII - E

- Agregado miúdo (areia)

- Agregado graúdo (brita 1 e brita2)

- Água

- Balança de Precisão

- Proveta Graduada

- Padiolas de 20l

- Betoneira

- Espátula

- Molde em forma de cone com 20cm de diâmetro na base, 10 cm no topo e 30 cm de altura

- Haste de Socamento

- Trena

Procedimento Experimental:

Lança-se os materiais na betoneira na seguinte ordem: agregado graúdo (formado por 40% de brita 1 e 60% de brita 2), 80% da água, agregado miúdo, cimento e o restante da água.

Após a mistura, faz-se o "Ensaio de Abatimento" com parte do concreto, para verificar sua consistência. Além de medir o abatimento, deve-se verificar o teor de argamassa (a presença de vazios e se ocorre o desprendimento dos agregados).

Se o teor de argamassa e o abatimento obtidos não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com