TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossiê Sociologia

Exames: Dossiê Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  2.610 Palavras (11 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 11

Questões obrigatórias para o dossiê

1. Sintetize as principais características das ciências naturais e das ciências humanas, de acordo com o texto estudado.

As ciências humanas estudam como vive o indivíduo na sociedade,sua maneira de ser,agir e pensar em uma sociedade .

Exemplo:

 Humanas :

◦ Ciências Sociais, História, Geografia, linguística, economia, direito, artes, teologia

. As ciências naturais tem como alvo o estudo dos fenômenos da natureza, tem como exemplo de ciências naturais as disciplinas.

Exempo:

 Naturais

◦ Biologia, Química, Física, Geografia física, Astronomia, Zoologia, Geologia.

2. A sociologia surgiu em um contexto de profundas transformações socioeconômicas e políticas da sociedade moderna, provocadas principalmente pela ocorrência das chamadas revoluções burguesas. Fale sobre essas duas revoluções.

A revolução burguesa teve como característica a mudança de uma sociedade feudal,para a produção capitalista,ou seja o trabalhador deixou de ser um servo,pagando impostos aos proprietários das terras e passou a trabalhar em troca de um salário,surgindo assim duas novas classes,a burguesia e o proletariado.

A Revolução Industrial trouxe a mecanização com as máquinas à vapor e a produção em grande quantidade para suprir o crescimento populacional das cidades.

Com o crescimento das indústrias houve a transferência de grande parte das forças de trabalho da região rural para a urbana ,mudando de agrário para industrias,uma das principais mudanças foi as inovações técnicas ,assim surgindo as tensões trabalhistas entre proletários (empregados)e burgueses (patrões).

Resumindo a Revolução Industrial trouxe grandes transformações na economia da sociedade e com isso a Revolução Francesa teve como conseqüências a mudança do pensamento político e a luta contra a desigualdade,havendo a queda da monarquia da época para uma república democrática.

Assim a revolução francesa foi uma briga política,pois a disputa era pelo poder , Comte era filósofo e observando a necessidade passou a estudar a diferença entre patrão e empregado, surgindo assim a sociologia.

3. Explique com suas palavras a Lei dos Três Estados, desenvolvida por Auguste Comte.

Estado teológico – Que explica os fatos pela vontade de Deus e acontecimentos da natureza.

- Estado metafísico – Fase onde a descrença num Deus e a não comprovação dos fatos,procura-se respostas no misticismo e nos espírito, ou seja em conceitos abstratos.

- Estado racional ou positivo – A busca por explicações passa de teológicas e místicas para respostas racionais comprovadas cientificamente.

4. Por que Auguste Comte é considerado o pai do positivismo?

Auguste Comte é considerado o pai do positivismo pois acreditava que podíamos planejar o desenvolvimento da nossa sociedade e do homem,baseado nas ciências exatas e biológicas,reorganizando e sistematizando o conhecimento humano,com o objetivo da organização social e política.

Ou seja, buscava analisar a sociedade com a mesma objetividade das ciências naturais.

5. Defina o que são fatos sociais, na concepção de Émile Durkheim e por que este autor entende que a sociedade precede o indivíduo.

A sociologia é o estudo dos fatos sociais.

O fato social consiste no processo de interação humana,as mudanças coletivas da maneira de agir,pensar e sentir impostas ao indivíduo e que a sociedade considera correto.

Para ele a sociedade precede o individuo,porque o mesmo já nasce tendo que se adequar aos padrões pré-estabelecidos por ela,que se impõe ao indivíduo.

Para Durkheim a sociedade era algo que estava fora e dentro do homem ao mesmo tempo.

6. Cite as três principais obras de Émile Durkheim. Qual o tema principal tratado em cada uma delas?

As principais obras são:

As regras do método sociológico – Trata-se de que os fatos socias são impostos ao indivíduo desde o seu nascimento com poder de coerção sendo punido caso não siga os padrões.

Divisão do trabalho social – Estudo que aborda a interação social entre os indivíduos que integram em uma coletividade na sociedade gerando a dois tipos de solidariedade:

- Solidariedade mecânica - Onde os indivíduos tem funções semelhantes ou que realizem trabalhos parecidos e são unidos por pensamentos comuns.

- Solidariedade orgânica – Onde ressalta as diferenças e as divergências entre os indivíduos que é de grande importância pois há a troca de experiências,pois o indivíduo não vive sozinho e necessita do próximo para ensinar e também aprender.

Suicídio – Retrata o poder de coerção dos tipos sociais pressionando o indivíduo a atentar contra sua própria vida.

7. Max Weber também entendia que a sociedade precede o indivíduo? Explique. E qual seu entendimento em relação à ação e à relação social, explicada por Weber?

Não,ele pensava totalmente ao contrário pois para ele o que acontece na sociedade é decorrente das ações dos indivíduos.

A ação social é dividida em quatro ações fundamentais:

- Ação racional com relação aos fins – É uma ação pensada a fim de se chegar a um objetivo real.

- Ação racional com relação aos valores – É uma ação pensada mas sem um objetivo real.

- Ação tradicional – É uma relação não racional mas realizada devido aos costumes.

- Ação afetiva – É a ação movida por sentimentos irracionais.

Weber acreditou na possibilidade de interpretação da sociedade não olhando para ela, mas sim , para o indivíduo que nela vive.

8. Cite as três principais época obras de Karl Marx .Qual o tema principal tratado em cada uma delas .

* A política como vocação – Trata- se do poder de força da coerção do estado aos seus indivíduos,visto que este é uma organização institucional política que detém o poder.

* A ciência como vocação – Apresenta uma visão uma pouco pessimista,trata-se do que é chamado de desencantamento do mundo,onde o indivíduo é limitado de sua escolhas afetivas,devendo revelar através da ciência sempre a verdade não podendo acreditar em uma outra vida a não ser na que já tem,tornando-se um individualista.

* A ética protestante e o espírito do capitalismo – Demonstra uma reflexão de que até que ponto a religião interfere no capitalismo e quais as suas conseqüências.

9. Explique com suas palavras os conceitos de materialismo histórico e materialismo dialético, fundamentais nos estudos de Karl Marx a respeito do processo de transformação da sociedade.

Materialismo histórico - Procura encontrar as causas do desenvolvimento e das transformações da sociedade com fundamentos em sua economia com base de que a história humana se dá pelas diferenças de classes sócias.

* Materialismo dialético – É o confronto entre as diferentes classes sociais e as mudanças de posições entre elas.

10. Cite as três principais obras de Karl Marx. Qual o tema principal tratado em cada uma delas?

O manifesto do partido comunista – Retrata a sociedade dividida em burgueses e proletários,ou seja a burguesia tem o necessário para o trabalho e o proletariado oferece a força do trabalho em troca de um salário para que possa assim sobreviver.

• O capital,crítica da economia política – Reflexão sobre o movimento do capital na sociedade,marco do pensamento socialista marxista,dando destaque a definição de mercadoria,fator importante no capitalismo antes usado através de troca e posteriormente substituído pelo dinheiro na aquisição da mesma.

• Manuscritos econômicos filosóficos – Obra que retrata a procura do indivíduo por uma religião como refúgio para um mundo imaginário.

F Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.

1. Dê dois exemplos de fatos sociais e dois exemplos de fatos naturais, segundo o entendimento da sociologia.

È um grupo que desempenha funções com objetivos comuns,se organizam, e onde um depende do outro para que tudo saia bem feito, cada um cumprindo com suas tarefas proposta

Direito é fato social, uma vez que, do ponto de vista normativo, direito é o complexo de normas, exteriores ao indivíduo, que coage a agir de determinada maneira.

O casamento ,é um exemplo de fato social o qual nos deparamos a todo momento tambem em nossa sociedade.

Fato natural:terremoto, tempestade, beber água , comer , não tem como mudar pois é natural da natureza.

2. Em que aspectos as revoluções industrial e francesa influenciaram o mundo moderno, política e economicamente?

A Revolução Industrial trouxe grandes mudanças em todos os aspectos.

Quando os trabalhadores rurais começaram a migrar para as cidades, houve com isso um acelerado desenvolvimento das indústrias e uma quebra no campo, transformando também a população, onde a grande maioria trabalhava, os chamados proletários e um pequeno grupo chamado burguesia detinha em suas mãos as riquezas e o poder de estabelecer leis que é claro estavam sempre a seu favor.

Já a Revolução Francesa chegou estabelecendo uma mudança no pensamento político, com o ideal de liberdade e igualdade, separando assim o estado em três poderes: Executivo, Legislativo e judiciário.

3.Cite e explique as 4 (quatro) divisões da sociologia, segundo o autor Tiago Anderson AMORIM. Outros autores propõem outras divisões. Pesquise e cite pelo menos duas outras divisões.

4 .Explique o conceito de “solidariedade mecânica”, segundo a teoria de Durkheim.

A solidariedade é aquilo que une a sociedade , ou seja sociedade mecânica é a qual as pessoas tem ocupações semelhantes e são unidas pelas crenças e experiências comuns.como por exemplo uma sociedade indígena

5 .Qual a ideia principal do livro de Weber, “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”?

O livro tem como principal linha de pesquisa, a analise de em até que ponto as emergentes religiões protestantes influenciaram o surgimento deste espírito capitalista. Qual o grau de envolvimento entre a religião e trabalho racional.

Contrapor as interpretações materialistas do marxismo, ou seja, mostrar o capitalismo por outros âmbitos: o espiritual e cultural.

6. Segundo Marx, qual o significado do termo “Fetiche da mercadoria”?

É o desejo que uma mercadoria exerce sobre o comprador, que faz com que ele pague mais, alem do simples valor de uso ou da satisfação de suas necessidades.

UNIDADES 2 e 3

ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS E CULTURA

F Questões obrigatórias para o dossiê

1. e Cite um exemplo de grupo social eexpliqu com suas palavras as principais características deste grupo social.

A família. Possui definição própria, os membros estão em constante interação, é basicamente organizada, seus membros compartilham de hábitos, valores, costumes próprio, objetivos, idéias e sentimentos em comum, possuem mais de um membro.

Grupos sociais existem quando em determinado conjunto de pessoas há relações estáveis, em razão de objetivos e interesses comuns, assim como sentimentos de identidade grupal desenvolvidos através do contato contínuo.

2. Explique com suas palavras o significado de estratificação profissional, estratificação política e estratificação econômica.

Estratificação econômica: baseada na posse de bens materiais, fazendo com que haja pessoas ricas, pobres e em situação intermediária;

Estratificação política: baseada na situação de mando na sociedade (grupos que têm e grupos que não têm poder).

Estratificação profissional: baseada nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade.Ex: advogado( mais valorizado) e pedreiro(menos valorizado.)

3. A Suécia tem um coeficiente de GINI de 0,23 (ou 23,0 pontos percentuais) enquanto o Brasil tem um coeficiente de 0,51 (ou 51,9 pontos percentuais). O que significa coeficiente de GINI e o que estes números da Suécia e do Brasil mostram?

O Coeficiente de Gini é uma medida de desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, é utilizada para calcular a desigualdade de distribuição de renda. Ele consiste em números entre 0 e1, onde o 0 corresponde á completa igualdade de renda e 1 correponde á completa desigualdade. Isso mostra que o Brasil precisa melhorar esse índice.

4. Em sua opinião, por que o estudo da burocracia tem importância para a sociologia?

, Para a Sociologia, esse termo tem um sentido especial. Burocracia é um sistema de controle social baseado na racionalidade, tendo em vista a eficiência na obtenção dos resultados esperados. Ou seja precisamos de regras para poder viver bem em uma sociedade.

5. Quais os impactos positivos e negativos decorrentes dos avanços tecnológicos na sociedade?

Houveram muitas mudanças e o desenvolvimento cresceu muito no mundo todo. Tem mais facilidades e a produção em geral se tornou mais tecnológica. O progresso da educação, ciência e cultura é fundamentalmente o de compartilhar informações e de criar novos meios de aprendizagem e conhecimento.

De outro lado alguns

aspectos preocupam quanto ao uso de tecnologia, há riscos de ameaças para a organização durante os processos de inovação tecnológica, os países mais pobres não conseguem acompanhar tantas inovações e não tem como investir tanto em tecnologia mas tem que correr atrás do prejuízo, precisam garantir educação básica de qualidade e ter conhecimentos de informática e formar técnicos, pesquisadores para desenvolver tecnologia própria.

6. Explique o significado do termo “tendências sociais”.

Éa inclinação de algo, movido por uma causa ou por uma força, ou seja ao fazer uma analise dos acontecimentos no mundo , do avanço tecnológico ,dos movimentos sociais,podemos ter uma idéia do que poderá ocorrer nun futuro próximo.

As tendências sociais vão ser cada vez mais intensas, obrigando ao indivíduo estar sempre inovando em busca de novos equipamentos e conhecimentos em todas as áreas

7. Diferencie cultura material de cultura não-material.

A cultura material consiste em todo tipo de utensílios, ferramentas, instrumentos, maquina, hábitos alimentares, tipos de habitação.

A cultura não material abrange todos os aspectos não materiais como: normas sociais, religioso, costumes, ideologia, ciências, artes e outros.

8. Em sua opinião, ainda existe preconceito racial no Brasil? E no mundo?

Sim existe muito preconceito, tanto no Brasil como em todo o mundo, e são vários tipos de preconceitos não é o só racial, existem preconceitos religiosos, culturais etnia, sexo e político social.

O problema racial existe em todo o Mundo. Na verdade, está dentro da mente das pessoas, todos somos iguais na formação biológica. A prova disso é que todos morremos e isso é inevitável haja o dinheiro , ou seja pela cor todos vamos , sem classificação alguma.

F Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.

1. Qual é a relação entre a globalização e a competitividade?

A globalização e a competitividade possuem uma união, estão absolutamente interligadas, pois através da globalização se faz o processo de competitividade, entre um grupo de pessoas, entre empresas, entre governantes de um país e entre governantes do mundo.

2. Realize algumas reflexões relacionadas aos temas globalização e tecnologia.

É através da tecnologia que a globalização consegue vencer fronteiras, pois desde a simples tecnologia até a mais avançada ajudam no processo de globalização, mesmo porque a globalização não existiria sem, por exemplo, o computador e a internet que nos permitem conhecer e viajar pelo mundo sem sair do lugar.Tanto a globalização e as tecnologias facilitam e tornam mais prazerosa a vida do ser humano , isso sem dizer nos benefícios usufruídos na área da saúde.

3. Descreva qual foi a influência da globalização na transformação da sociedade atual.

A globalização mudou radicalmente a vida das pessoas, pois modificou a cultura, as pesquisas, a política, a economia, a religião, a distancia, enfim o povo. A mídia, a internet, nos permite saber noticias do mundo em tempo real e encurtar as distancias.

4. A estratificação social é decorrente das desigualdades que existem em quase todos os países capitalistas, uns com maiores e outros com menores desigualdades. Em sua opinião, por que existe tanta desigualdade?

Porque o ser humano possui dentro de si o desejo de sempre querer mais, e uma minoria que detém o poder nas mãos pensa apenas em beneficio próprio. A desigualdade social é própria de países subdesenvolvidos ou que estão em desenvolvimento, pois ñ consegue fazer políticas publicas que consiga contemplar toda a sociedade ou pelo menos a maior parte dela.

Ou seja a má distribuição do dinheiro, desde o inicio do século como nos dias atuais.como diz o ditado “QUEM TEM DINHEIRO FAZ MAIS DINHEIRO”.

5. “Não existe cultura superior ou inferior, mas sim culturas diferentes”. O que esta frase quer dizer?

Os costumes, o modo de agir de um povo, não devem ser tratados como superior ou inferior, mesmo porque todos os povos possuem seu valor e sua visão do mundo. A meu ver a cultura é passada ao longo do tempo de geração em geração e por isso tem o seu valor e sua beleza, mesmo porque não podemos julgar que uma cultura é melhor que outra.Existe formas diferentes de cultura.

...

Baixar como  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »