TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dpp Tema 2

Artigos Científicos: Dpp Tema 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL

Empresa, Meio Ambiente e a Gestão Ambiental:

Empresa: é a pessoa jurídica de Direito Privado que irá explorar sua atividade na forma própria de empresário, ou seja, que irá exercer profissionalmente uma atividade econômica, organizada para a produção ou circulação de bens/ serviços – profissionalismo, fins lucrativos e de modo organizado.

Meio ambiente: comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não vivas que ocorrem na Terra, ou alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos seres humanos. É o conjunto de condições, leis, influências e infraestrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

Em outras palavras, é tudo o que envolve ou cerca os seres vivos.

Gestão Ambiental: é um sistema de administração empresarial que dá ênfase na sustentabilidade. Desta forma, a gestão ambiental visa o uso de práticas e métodos administrativos que reduzir ao máximo o impacto ambiental das atividades econômicas nos recursos da natureza.

 Métodos e objetivos principais da gestão ambiental:

o Uso de recursos naturais de forma racional.

o Aplicação de métodos que visem a manutenção da biodiversidade.

o Adoção de sistemas de reciclagem de resíduos sólidos.

o Utilização sustentável de recursos naturais.

o Tratamento e reutilização da água e outros recursos naturais dentro do processo produtivo.

o Criação de produtos que provoquem o mínimo possível de impacto ambiental.

o Uso de sistemas que garantam a não poluição ambiental. Exemplo: sistema carbono zero (O carbono zero é um tipo de crédito, se uma empresa queima X gases do efeito estufa durante seu processo de produção, ela deverá compensar o desequilíbrio neutralizando os outros X presentes na atmosfera, é uma espécie de balança ecológica).

o Treinamento de funcionários para que conheçam o sistema de sustentabilidade da empresa, sua importância e formas de colaboração.

o Criação de programas de pós-consumo para retirar do meio ambiente os produtos, ou partes deles, que possam contaminar o solo, rios, etc. Exemplo: recolhimento e tratamento de pneus usados, pilhas, baterias de telefones celulares, peças de computador, etc.

 Importância para as empresas: a adoção de gestão ambiental é importante para uma empresa por diversos motivos.

Em primeiro lugar porque ela associa sua imagem ao da preservação ambiental, melhorando no mercado as imagens das marcas de seus produtos.

Empresas que adotam este sistema conseguem reduzir seus custos, evitando desperdícios e reutilizando materiais que antes eram descartados. Empresas com gestão ambiental melhoram suas relações comerciais com outras empresas que também seguem estes princípios.

ISO 14001: A norma ISO 14001 faz parte de um conjunto mais amplo de normas intitulado ISO série 14000. Este grupo de normas fornece as ferramentas e estabelece um padrão de Sistema de Gestão Ambiental para as empresas dos setores privado e público, sendo dividida em seis áreas bem definidas, conforme mostra a figura a seguir:

Estas normas foram criadas pela International Organization for Standardization - ISO (Organização Internacional para Padronização) em 1996 e especifica os requisitos para implantação de um Sistema de Gestão Ambiental, tendo sido redigida de forma a aplicar-se a todos os tipos e portes de organizações e para adequar-se a diferentes condições geográficas, culturais e sociais.É uma ferramenta gerencial estruturada, criada para auxiliar as empresas a alcançar seus objetivos ambientais e econômicos, e tem como finalidade equilibrar a proteção ambiental e a prevenção da poluição com as necessidades socioeconômicas.

 Contexto histórico: Os impactos ambientais gerados pelo desenvolvimento industrial e econômico do mundo atual constituem um grande problema para autoridades e organizações ambientais.

No início da década de 1900, a ISO viu a necessidade de se desenvolverem normas que falassem da questão ambiental e tivessem como intuito a padronização dos processos de empresas que utilizassem recursos tirados da natureza e/ou causassem algum dano ambiental decorrente de suas atividades.

 Metodologia: A ABNT NBR ISO 14001 segue a metodologia conhecida por aplicar um ciclo de melhoria contínua denominado Plan-Do-Check-Act (PDCA) que traduzido para o português significa Planejar-Executar-Verificar-Agir.

GESTÃO AMBIENTAL

ISSO 14001

Sistema de gestão ambiental: avaliação de desempenho ambiental e auditoria ambiental.

(avaliação de organização)

Rotulagem ambiental: aspectos ambientais nas normas de produto e analise de ciclo de vida.

o Planejar: traçar os objetivos e os processos necessários para se atingir os resultados levando-se em consideração a política ambiental da empresa. o Verificar: fazer o exercício de verificação de atendimento dos processos aos requisitos do empreendimento, requisitos legais, as metas, a política ambiental da empresa, e relatar os resultados. o Agir: agir para a melhoria contínua dos processos e do sistema de gestão ambiental do empreendimento.

 Requisitos do sistema de gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com