TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drogas

Monografias: Drogas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  9.548 Palavras (39 Páginas)  •  926 Visualizações

Página 1 de 39

NDICE

1. Introdução pág.

2. Conceito de droga e tóxico segundo a OMS pág.

3. Agradecimento pág.

4. Histórico das drogas pág.

5. As drogas na sociedade atual pág.

6. As drogas mais usadas pág.

6.1. Drogas psicotrópicas pág.

6.2. Drogas psicolépticas pág.

6.2.1. Benzodiazepínicos pág.

6.2.2. Barbitúricos pág.

6.3. Drogas psiconalépticas pág.

6.4. Drogas psicodislépticas pág.

6.4.1. Álcool pág.

6.4.2. Tetra-hidro-carbinal (THC) pág.

6.4.2.1. Cannabis Sativa – Maconha pág.

6.4.2.2. Cannabis Indica – Haxixe pág.

6.4.2.3. Erytroxylon cocal – Cocaína pág.

6.4.2.4. Crack (Cocaína + outra substância) pág.

6.4.2.5. Papaver Somniferum – Opináceas pág.

6.4.3. Alucinógenos pág.

6.4.3.1. LSD – Ácido Lisérgico pág.

6.4.3.2. Mescalina – Cacto pág.

6.4.3.3. Psicoabina – Cogumelos pág.

6.4.3.4. Cola – Benzeno pág.

6.4.3.5. Lança-Perfume pág.

6.4.3.6. Chá de Saia Branca pág.

6.4.3.7. Ecstasy (Alucinógeno + Anfetamina) pág.

7. Outros tipos de drogas pág.

7.1. Tabaco pág.

7.2. Santo Daime pág.

7.3. Esteróides anabolizantes pág.

8. A dependência para com os tóxicos pág.

9. As causa para o uso dos tóxicos pág.

10. Conseqüências do uso dos tóxicos pág.

11. Métodos usadas para a cura do viciado pág.

12. Curiosidades pág.

13. Entrevista pág.

14. Conclusão pág.

15. Bibliografia pág.

1. Introdução

As drogas são produtos químicos que se usam no tratamento ou prevenção de doenças ou deficiências dos seres vivos. Os remédios são feitos com drogas. Podem ser administradas por via oral, pela respiração, por meio de injeções intradérmicas, intramusculares ou venosas, por absorção através da pele ou das mucosas, por enemas.

O estudo científico da ação das drogas começou há muitos anos; chama-se Farmacologia. Cada droga deve ser bem conhecida e experimentada, antes de ser usada com propósitos medicinais. Algumas drogas agem sobre certo órgãos do corpo, enquanto outras agem sobre organismos causadores de doenças. Se uma pessoa adicionasse bicarbonato de sódio a uma solução de ácido clorídrico, contida num copo, obteria uma solução neutra. Esta é a mesma reação que provoca o bicarbonato de sódio, em presença do ácido clorídrico que existe no estômago.

A ação de algumas drogas é o resultado de efeitos físicos ou químicos. Esta ação depende da absorção das drogas e sua passagem para a corrente sangüínea. O sangue as transporta para os diferentes tecidos do corpo, onde se produz a reação. É difícil determinar a ação de algumas destas drogas. O médico e o cientista devem saber de quanto tempo a droga precisa para agir, qual a quantidade necessária para produzir o resultado desejado. Também, deve saber como o corpo elimina a droga. Há drogas que mudam a cor das fezes ou da urina. São poucas as que se eliminam pela saliva, através da pele, ou por meio do aparelho respiratório.

As drogas se obtêm das plantas, dos microrganismos, de outros animais e de produtos químicos naturais ou artificialmente fabricados. A digitalina, droga usada no tratamento da insuficiência cardíaca, é retirada da folha seca da dedaleira (Digitalis purpurea). A vacina para a varíola é obtida do vitelo inoculado com o vírus vacínico, ou a partir do cultivo do vírus em ovo embrionado de galinha.

As drogas que se obtêm de processo metabólico dos microrganismo e que são eficientes na destruição de outros organismo, chamam-se antibióticos. Os antibióticos podem classificar-se como de espectro amplo ou espectro estreito. As drogas de espectro amplo são eficazes contra grande número de organismo, como as tetraciclinas. A penicilina é uma droga de espectro estreito, já que só atua sobre os agentes causadores de algumas doenças.

As drogas podem agir localmente ou em forma generalizada. Quando aplicamos creme para suavizar a pele das mãos irritadas, a ação se processa localmente. A aspirina é uma droga que tem ação geral. Algumas drogas, como a cafeína e a adrenalina, aceleram o funcionamento dos órgãos. Estas se chamam estimulantes. Drogas como a morfina e o fenobarbital tornam mais lento o funcionamento dos órgãos; chama-se depressores. As pílulas para dormir são depressoras e uma dose exagerada pode provocar estado de coma.

Nenhuma droga deve ser usada sem prescrição médica.

Certas pessoas se acostumam a tomar drogas. O corpo das pessoas, normalmente, não depende de drogas e é possível então quebrar esse hábito sem muito esforço. Algumas, porém, chegam a depender tanto delas, que é muito difícil abandonar o costume de tomá-las. As doenças provocadas pelas drogas chamam-se farmacogênitas ou farmacoses.

2. Agradecimento

Agradecemos ao Kléber por ter nos ajudado em nossa pequena entrevista fornecedno seu tempo, recebendo-nos com muita educação, tirando algumas de nossas dúvidas, que pôr fim serviram de material para o nosso trabalho.

3. Conceito de droga e tóxico segundo a OMS

Segundo a OMS, em grego, tókson quer dizer ‘arco’, ‘flecha’, ‘arco e flecha’; e a forma adjetiva toksikós, ‘relativo a arco, flecha, arco e flecha’. Assim, toksikón phármacon é ‘veneno para flecha’. Curiosamente, o significado de phármacon estendeu-se a toksikón; e quando Ovídio fala

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com