TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drogas Na Adolescencia

Trabalho Escolar: Drogas Na Adolescencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  2.153 Visualizações

Página 1 de 2

DROGAS NA ADOLESCÊNCIA

A adolescência é uma fase em que ocorrem muitas mudanças no desenvolvimento humano, tanto física como emocionais.

É o momento que o adolescente busca sua identidade, baseando não só nas orientações dos pais, mas também nas influências do meio em que vivem.

A família é uma faca de dois gumes, pode atuar como um fator de risco, como de proteção em relação ao uso das drogas na adolescência.

O QUE LEVA O ADOLESCENTE A ENTRAR NO MUNDO DAS DROGAS

Segundo relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) o Brasil possui medalha de prata com 870 mil usuários, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, (dados de divulgados em 2005).

A droga atinge toda a humanidade, porém o publico alvo tem sido os jovens entre 10 e 17 anos, onde 24,7%, já experimentaram algum tipo de droga.

Os adolescentes vivem cercados de bons e maus exemplos, mas este ultimo torna bastante atraente, pois mostra apenas o “GLAMOUR”,a isso acrescente a ausência dos pais, fazendo com que os adolescente se sintam livres para se aventurar sem pensar nas conseqüências que virão para sua vida.

A adolescência é uma fase difícil da vida, pois é nessa fase que eles afirmam sua personalidade, á vontade de descobrir o novo; explosões de temperamentos e emoções contribuindo para o aparecimento de novos e difíceis problemas, e assim procurar nas drogas as soluções para esses problemas.

Muitos usam as drogas como uma ponte para fazer parte de um determinado grupo satisfazendo certas curiosidades que essa fase traz ao adolescente.

Os principais problemas causados aos universos dos adolescentes, estão associados à queda do desempenho escolar; dificuldade de aprendizagem;prejuízo no desenvolvimento comportamental e emocional; podendo levar a problemas ainda mais graves provocando a morte do adolescente.

A dependência das drogas é tratável, ou seja, através do tratamento médico e familiar. Um dependente pode deixar o vício e voltar a ter uma vida normal sem o uso de drogas.

Os pais têm um papel fundamental, para que os filhos não trilhem o caminho das drogas. Eles devem ter com os filhos uma relação de amizade; mostrar para os filhos que existem alternativas e ajudá-los a encontrá-los; procurar sempre elevar a auto-estima do adolescente; ser honesto e claro com o adolescente a respeito das drogas; expor as conseqüências do uso e mostrar e mostrar a eles que o “GLAMOUR” que a sociedade divulga não é verdadeiro, e que isso, causa dependência e traz um grande prejuízo a vida deles.

Quando se tem uma relação de cumplicidade entre pais e filhos, o adolescente aprende a lidar com limites e frustrações e o mundo exterior perde seu valor, e assim, o adolescente verá o que realmente vale a pena na vida.

“Resistir é Vencer”, não ceda ás influências e fuja dos problemas e as conseqüências que as drogas trazem e tenha uma vida saudável.

O mundo exterior visa muito o status sem se importar com o bem estar do cidadão. E o maior remédio contra essa doença chamada drogas é o amor e o carinho da família.

REFERENCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com