TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drogas Na Adolescencia

Exames: Drogas Na Adolescencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 4

Pesquisa da Unesco aponta que jovens experimentam drogas cada vez mais cedo e que a escola é o lugar mais associado ao seu consumo. O uso indevido de bebidas alcoólicas faz parte da vida de mais da metade dos jovens brasileiros. Por outro lado, apenas entre 3% e 15%, conforme a cidade, admitem usar ou ter experimentado drogas ilícitas. Foto: Marlene Bérgamo/Ed Viggiani

O que jamais deveria acontecer está acontecendo cada vez mais cedo. Para ser preciso, aos 13 anos e quatro meses, em média. Recém-chegados à adolescência, é nessa idade que os jovens brasileiros têm usado drogas pela primeira vez. Se quando ouve falar em "experimentar drogas" você pensa em maconha ou cocaína, é hora de rever seus conceitos. O álcool é a droga usada com mais freqüência por jovens no Brasil.

Embora igualmente precoce, o consumo de drogas ilícitas só costuma ocorrer em média um ano e meio depois da primeira tragada ou do primeiro copo: aos 14,9 anos. Por mais que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 81, proíba a venda a menores de 18 anos de "substâncias com risco de criar dependência", em qualquer esquina pode-se burlar a lei e comprar um maço de cigarros ou um litro de cachaça.

A permissividade é tanta que, em 13 das 14 capitais brasileiras pesquisadas, mais da metade dos 16,619 mil jovens (entre 11 e 24 anos) entrevistados não se acanharam ao assumir o uso de álcool. E revelaram que a entrada no mundo das drogas também pode incluir no cardápio solventes, inalantes e medicamentos à base de anfetaminas, usados no tratamento de depressão e obesidade. São esses os resultados da Avaliação de Prevenção às DST/Aids e Uso Indevido de Drogas nas Escolas de Ensino Médio e Fundamental.

Lápis, cadernos e drogas

Quem prestou atenção ao título do levantamento, divulgado no início de julho de 2001 pela Unesco, já deve ter notado outra faceta desse drama. Não foi à toa que o estudo investigou o uso de drogas na escola. Ainda segundo dados da Unesco, a escola é o local que mais os jovens associam ao consumo de drogas. Fizeram parte da pesquisa 340 escolas, sendo 101 particulares. Além dos alunos, foram ouvidos 3,05 mil professores e 4,53 mil pais. Eis alguns dos resultados:

40% dos alunos disseram ter visto uso de drogas nas proximidades da escola;

30% presenciaram um colega usando drogas nas dependências da instituição;

30% dos pais disseram ter visto usuários ou traficantes ao redor da escola.

Leia a entrevista sobre o uso de álcool em escolas ))

Rio de Janeiro e Porto Alegre são as capitais com o maior número de jovens (15%) que admitem ter usado algum tipo de droga ilícita. De acordo com a pesquisa, pode-se elaborar um ranking de cidades onde o contato com a droga é mais prematuro. São Paulo é a capital onde os jovens têm contato mais cedo com drogas lícitas (13,3 anos) e ilícitas (14,4 anos).

Em Belém, foi registrada a ocorrência mais tardia de contato com cigarros e bebidas alcoólicas (14,5 anos). Manaus se destaca por ter a melhor média entre as capitais, no que se refere ao contato com drogas ilícitas (16,6 anos). Goiânia e Maceió são as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com