TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: UM ESTUDO NO CENTRO DE TRATAMENTO DE DEPENDENCIA QUIMICA SOCIEDADE BENEFICENTE CRISTÃ DO AMAZONAS

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 5

DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: UM ESTUDO NO CENTRO DE TRATAMENTO DE DEPENDENCIA QUIMICA SOCIEDADE BENEFICENTE CRISTÃ DO AMAZONAS

                                       Ana Acacia Farias Viana –    194013

                                       Adelaide Paes Correa  –       193009

                                     Aparecida Gisele N.Rocha –  198238

                                       Diana Oliveira da Silva  –     200572

                                       Elane Cristina F. Pontes  –   197094

                                         Marili Sicco de Abreu

                                                               Lenise Nascimento Bezerra

Manaus

2013

1 – Justificativa

Constantemente os noticiários de jornais, televisão e outros noticiam que o consumo de drogas está aumentando significativamente em todas as partes do mundo, independente de aspectos culturais, políticos e econômico, esse aumento também esta aumentando entre os adolescentes, e o que deixa a sociedade ainda mais estarrecida, é que os adolescentes estão consumindo drogas mais cedo, e tanto a sociedade como o Estado não tem se empenhado em amenizar esse problema.

O presente estudo tem como tema analisar a problemática das drogas na adolescência através de um estudo no Centro de tratamento de dependência química Sociedade Beneficente Cristã do amazonas.

A motivação pelo tema foi impulsionada pelo alto índice de adolescentes com dependência química na cidade de Manaus.

A relevância acadêmica nos remete a um leque de informações para embasar a atuação enquanto profissionais de Serviço Social, no qual este estudo servirá de elemento para aprofundamentos posteriores, uma vez que, se pretende entender o fenômeno das drogas.

A relevância social constituir-se em um importante instrumento de esclarecimento a sociedade em relação às políticas públicas de atendimento previstas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), desenvolvendo cidadãos capazes de agir em defesa dos direitos destes adolescentes.

  2 – Tema

 Drogas na adolescência

3 – Problema

  Quais os fatores que motivam o adolescente a usar drogas?

  Qual a importância da família no tratamento?

4 – Objetivos

Objetivo Geral

Fazer um estudo sobre a problemática das drogas na adolescência, buscando conhecer as atividades desenvolvidas no Centro de tratamento de dependência química Sociedade Beneficente Cristã do Amazonas.

Objetivos Específicos

Identificar os fatores que motivam o adolescente a usar drogas;demonstrar a importância da família no tratamento e  analisar as atividades desenvolvidas pelo Centro de Tratamento de dependência química Sociedade Beneficente Crista do Amazonas;

5 – Metodologia 

Esta pesquisa, que se direciona analisar a problemática das drogas na adolescência, se dará através do método da abordagem Dialética, visto que estuda a realidade e suas contradições. E que segundo Lakatos (2001) é o que penetra o mundo dos fenômenos através de sua ação recíproca, da contradição inerente ao fenômeno e da mudança dialética que ocorre na natureza e na sociedade.

Para obtenção de dados, utilizar-se-á a seguinte metodologia:

1ª Fase: quanto aos procedimentos técnicos optar-se-á pela documentação indireta com a utilização da pesquisa bibliográfica. Uma vez que a pesquisa bibliográfica permitirá a fundamentação teórica, através de artigos, livros e revistas, jornal e internet.

Quanto aos objetivos, a pesquisa será pesquisa descritiva, porque o material obtido é rico em descrições de pessoas, situações, acontecimentos, transcrições de entrevistas e de depoimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (151 Kb)   docx (56.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com