TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dureza E Tenacidade

Exames: Dureza E Tenacidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  3.242 Visualizações

Página 1 de 3

A dureza no sentido mineralógico corresponde a um parâmetro de resistência mecânica da superfície dos minerais. Quanto maior for força de interligação entre os átomos constituintes, tanto maior será a dureza.

A dureza do mineral é definida através de ensaios de risco entre dois minerais, isto é, quando a superfície de um mineral é riscada por um outro mineral ou não.

Em 1832, Mohs apresentou uma escala com 10 minerais padrões, denominada de escala Mohs.

A dureza pode não ser igual em todas as direções é,portanto, uma propriedade vetorial.

A tenacidade corresponde à resistência e ao comportamento da deformação diante de força externa que um mineral oferece ao ser rompido, esmagado, curvado, ou rasgado. Este exame é simples, fácil e de baixo custo, necessitando-se apenas uma agulha. Ouro (Au), pirita (FeS2) e calcopirita (CuFeS2) possuem cor amarela e brilho metálico, sendo de aparência similar. Entretanto, são facilmente identificados por meio da tenacidade:

ouro se deforma plasticamente, pirita não se deforma nem se risca, e calcopirita quebra com facilidade.

OBJETIVO

Classificar e identificar os diferentes minerais de acordo com a Escala de Mohs, quanto a sua Dureza e aprimorar o conceito de Tenacidade.

Figura 1 - Dureza Figura 2 - Tenacidade

DESENVOLVIMENTO

DUREZA

De acordo com a Escala de Mohs, os minerais são classificados quanto à sua Dureza, de ordem crescente, dureza 1 é a mais frágil e a dureza 10 é a mais resistente.

O talco, padrão mineral de dureza 1, é facilmente riscado pela unha, porém o gipsita ou gesso, dureza 2, não é muito fácil de ser riscado pela unha.

A calcita, padrão de dureza 3, é facilmente riscada por uma moeda de cobre, porém, o ortoclásio, de dureza 6, não é riscado.

O quartzo, padrão de dureza 7, não é riscado mesmo por canivete de aço. Calcário e mármore são compostos quase totalmente de minerais carbonatos, cuja dureza é baixa (dureza 3), portanto, essas rochas podem ser cortadas por serras de aço. Por outro lado, rochas graníticas (de sentido comercial), que contêm minerais de alta dureza, tais como quartzo (dureza 7) e feldspato potássico (dureza 6), precisam de serras diamantadas para corte.

Nota-se que todas as rochas holocristalinas de granulometria grossa, que não são mármores, são chamadas comercialmente de “granito”.

O rubi e a safira são minerais da espécie do coríndon. Por causa da sua alta dureza (dureza 9), o custo de lapidação é alto.

O diamante (dureza 10) é constituído por firme rede tetraédrica de carbono, que não pode ser riscado por nenhum outro mineral.

O único material que pode lapidar diamante é o próprio diamante.

TENACIDADE

A tenacidade é uma propriedade física dos minerais que depende da coesão e da elasticidade. É a resistência que os minerais oferecem ao serem rompidos, esmagados, curvados ou rasgados.

A tenacidade não guarda necessariamente relação com a dureza.

O exemplo clássico desta diferença é o diamante, que possui dureza muito elevada, mas tenacidade relativamente baixa, quando submetido a um impacto.

Em relação à tenacidade, os minerais podem ser classificados da seguinte forma:

1) Quebradiço: um mineral que se rompe ou pulveriza facilmente.

Ex.: Calcita, Pirita.

2) Maleável: um mineral que pode ser transformado em lâminas delgadas por percussão.

Ex.: Cobre, Ouro, Prata, Platina.

3) Séctil: um mineral que pode ser cortado em aparas delgadas com o uso de um canivete.

Ex.: Gipsita.

4) Dúctil: um mineral que pode ser estirado para formar fios.

Ex.: Cobre, Amianto.

5) Flexível: um mineral que ao ser dobrado pode ou não voltar à sua posição original.

-Plástico: um mineral que se encurva sem se romper, mas não retorna à sua posição original quando a pressão cessa. Ex.: Talco Laminar.

-Elástico: um mineral que após ter sido encurvado, retorna à sua posição original quando a pressão cessa. Ex.: Micas

...

Baixar como  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »