TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DÉFICIT PÚBLICO AMERICANO

Artigo: DÉFICIT PÚBLICO AMERICANO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  1.395 Palavras (6 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 6

DÉFICIT PÚBLICO AMERICANO

Introdução

Os Estados Unidos como era conhecido a grande potência mundial concomitantemente com a União Soviética receberam este título em 1945 ao final da 2ª Guerra Mundial. Mas para alcançar este mérito os EUA passaram por momentos que marcaram sua história tais como: em 1920 a recessão econômica tomou conta do país ocasionando desemprego e miséria isso durou aproximadamente 15 anos e refletiu em outros países.

Já na década de 50 os EUA se colocavam como uma potência mundial no meio capitalista, sua supremacia era vista no meio financeiro e comercial. Isto perdurou até a década de 70, com a inserção de empresas multinacionais em outros países e estando todos os outros países relativamente dependentes dos EUA.

Contudo, a história não segue um padrão monotônico e linear. Os Estados Unidos foram deteriorando a sua economia e o seu meio ambiente na medida em que elevavam os seus gastos militares em função da Guerra Fria, da corrida espacial e de guerras quentes na Coreia, no Vietnam, entre outras . Na década de 1960 a balança comercial ficou deficitária. Na década de 1980, no período do governo Reagan, os EUA deixaram de ser o maior credor e passaram a ser o maior devedor externo do mundo. Também a dívida interna passou a crescer em função dos contínuos orçamentos deficitários. Com o maior crescimento econômico dos anos de 1990 e um certo corte nas despesas militares (em função da distensão pós queda do Muro de Berlin e fim da URSS) o governo Bill Clinton chegou a ensaiar 3 anos de superávit público na virada do milênio.

O déficit público americano foi de US$ 1,6 trilhão em 2009 e entre 2010 e 2020 deve ter um déficit acumulado de US$ 8,5 trilhões, isto na hipótese de a economia se recuperar e se as taxas de juros ficarem baixas. A dívida interna dos EUA deve atingir a percentagem de 77% do PIB em 2020, ou antes, podendo “ultrapassar as nuvens” e chegar a impressionantes 300% em 2050. A crise financeira e do sub-prime está se transformando em uma crise fiscal de longo prazo.

Para melhor entender o Déficit Público na macroeconomia é quando existe um gasto maior do que a receita. Isso é percebido nas despesas de casa, quando o ser humano gasta mais do que sua renda, quando uma empresa está no vermelho é porquê gastou além de sua receita. Caso a pessoa ou empresa permaneça gastando além de sua receita acarretará em conseqüências desastrosas como a perda de crédito e até o fechamento de uma empresa. Daí a necessidade de implantar soluções para não permanecer com o déficit. Como diria Adam Smith, o que é imprudente para os chefes de família e para os empresários não pode ser prudente para os homens do governo...

A equação que define o deficit publico é a seguinte:

Deficit público = variação da dívida do governo + variação do valor dos ativos + variação da moeda.

Déficit Público Americano

O Déficit Público Americano vinha crescendo vertiginosamente nos anos 2000, respondendo em parte aos gastos com a guerra do Iraque, em 2003, e às perdas causadas pelo furacão Katrina, em 2005. Existia um problema estrutural com os EUA, com a crise de 2008 o governo injetou muito recurso nos bancos e empresas, levando um sério aprofundamento do Déficit. A divida saiu do controle resultando, nos últimos meses criar a necessidade de elevar o limite de endividamento público do país, para evitar um calote.

A agência de classificação de risco S&P rebaixou a nota de crédito americana no começo de agosto, por causa de um prolongado embate político entre democratas e republicanos, gerando um grande estresse no mercado financeiro.

Os números revisados do PIB americano no primeiro e segundo trimestre apontam para desaceleração da economia, que também tem altos índices de desemprego.

O Monthly Treasury Statement, relatório do orçamento público dos EUA, apresentou em agosto de 2010 um déficit público de 90,526 Bilhões de Dolares, contra 103,555 Bilhões de Dolares do ano anterior(2009). O orçamento norte-americano está deficitário há 23 meses mesmo com a melhora de agosto a mudança se encontra insignificante.

Entre a década de 70 e a era Clinton, a receita e despesa basicamente se cruzaram, onde então começou a crescer acentuadamente a partir daí.

Apesar da melhora do Déficit Publico no mês de agosto de 2010, a situação ainda é dramática.

A proporção que alcançou o Déficit Público Americano torna-se claro no gráfico. Os EUA encontra-se com uma situação muito delicada, devido a crise financeira e economica. A arrecadação de impostos em agosto é de 163,998 bilhões de Dólares e cobre apenas 64,43% da despesa da União, as quais registraram 254,524 bilhões de Dólares. Considerando parte do ano fiscal de 2009/2010, as receitas acumuladas somam-se 1,916539 trilhões de Dólares que cobrem também 60,34% das despesas acumuladas em 3,176136 trilhões de Dólares do governo.

O Total de Déficit Público Norte-Americano (Total Public Debt Outstanding) das esferas federais, estaduais e municipais, totaliza a 31 de outubro de 2010, cerca de 13,5 Trilhões de Dólares.

Juros médios de somente 3,076% foram considerados em agosto 2010 para financiar a pirâmide de dívidas do país, contra 3,132 no mês anterior, 3,36% em agosto 2009, 4,36%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com