TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Saude Americano

Monografias: Sistema De Saude Americano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  1.937 Palavras (8 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA

POLÍTICA DE SAÚDE

MANAUS 2012

MODELOS DE SISTEMAS DE SAÚDE

ANÁLISE COMPARADA ENTRE PAÍSES – EUA, CANADÁ, JAPÃO, CUBA E ESPANHA

MANAUS 2012

Sumário

INTRODUÇÃO 3

MODELOS DE SISTEMAS DE SAÚDE 4

1. ESTADOS UNIDOS 4

2. CANADÁ 4

3. JAPÃO 5

4. CUBA 6

5. ESPANHA 7

ANÁLISE COMPARADA 9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

INTRODUÇÃO

Neste trabalho irá ser abordado o assunto sobre sistemas de saúde de alguns países e as diferenças existentes em cada um deles, mostrando as suas peculiaridades e fazendo uma análise comparativa entre ambos.

Buscando sempre alargar meus conhecimentos com essas informações e aprender sempre com as mesmas.

MODELOS DE SISTEMAS DE SAÚDE

1. ESTADOS UNIDOS

Nos Estados Unidos, são companhias de seguro privado que controlam a gestão e o financiamento do sistema de saúde do país. Dois programas de seguro de saúde são usados nos EUA financiados pelo governo: o Medicare que é o programa administrado pelo governo federal para idosos apartir de 65 anos e deficientes, e o Medicaid que é o Estado e o programa de saúde administrado federal para indivíduos de baixa renda.

Medicare é totalmente financiada pelo governo federal. Medicaid é financiado pelos governos federais e estaduais. O governo federal paga cada Estado baseado em uma fórmula correspondente federal chamada as percentagens Federal de assistência médica.

Geralmente, o Medicaid e Medicare são programas abrangentes de cuidados de saúde. Existem algumas diferenças nos serviços abrangidos. Benefícios odontológicos são uma das maiores diferenças. Medicaid oferece as populações obrigatório-cobertura cobertura completa odontológica, incluindo proteções preventivas e limpezas. Medicare, no entanto, só abrange serviços odontológicos se os serviços são medicamente necessários. No entanto, mais de 46 milhões de pessoas não têm nenhum plano de saúde, os norte-americanos dependem única e exclusivamente dos planos privados. Os planos privados estabelecem um limite de gastos anual e podem se recusar a fazer seguro para pacientes com histórico de doença crônica ou pré-existente.

2. CANADÁ

A assistência médica no Canadá, é fornecida através de um sistema de saúde financiado com fundos públicos, cujos serviços, que são em sua maior parte de graça para o público canadense, são fornecidos primariamente por instituições privadas. Cada província e território fornece um sistema de assistência médica pública, popularmente chamada de Medicare (não confudir com o medicare americano), onde todos contribuem e por isso mesmo todos têm acesso à saúde.

Nesse sistema não existem exclusões por idade, enfermidades pré existentes ou perda de seguro com a troca de empregos. Os poucos planos de saúde com fins lucrativos que existem por lá só podem dar cobertura àquilo que o Medicare não cobre, isso é, cirurgias cosméticas, tratamentos odontológicos em adultos (as crianças têm cobertura até os quatorze anos de idade) e apartamentos melhores em hospitais.

O cidadão canadense, com a sua carteira saúde, pode escolher o seu médico. Ele tem o seu consultório particular e compete com os seus colegas a partir dos bons serviços prestados. Todos tem um médico de família, que é um clínico geral que é sempre o seu primeiro ponto de contato no caso de uma necessidade médica, onde ele busca resolver o problema se houver necessidade de um especialista ele encaminha. O dinheiro do cidadão, coletado na forma de imposto pelo governo federal, é repassado proporcionalmente às províncias.

3. JAPÃO

O sistema de saúde japonês pode ser considerado todo privatizado, não é gratuito; é necessário que se tenha um seguro de saúde para utilizar qualquer hospital ou clinica. É de suma importância fazer um seguro-saúde. Sem ele, uma ida ao hospital para tratar de uma gripe custa em torno de 10mil yenes (cerca de 80 dólares, cotação de setembro de 2001) e, em caso de cirurgia, pode custar mais de 1 milhão de yenes. A condição básica para entrar no seguro é Ter o visto de pelo menos um ano.

Esse sistema de seguro de saúde possibilita a todos os cidadãos o acesso a um tratamento médico adequado e, conseguintemente, contribui grandemente para a tranquilidade mental e para a saúde da sociedade em geral.

No Japão, os serviços de saúde são fornecidos pelos governos nacional e locais. O pagamento de serviços médicos pessoais é oferecido através de um sistema de seguro universal de saúde que oferece uma relativa igualdade de acesso, com taxas fixadas por uma comissão do governo. Os doentes são livres para escolher médicos ou instalações de sua preferência.

Tipos de seguros de saúde no Japão

Os planos públicos disponíveis atualmente cobrem 20% ou 30% das despesas. No Japão, existem basicamente dois tipos de seguro público: o kokumin kenko hoken (seguro na¬cional de saúde) e o shakai ho¬ken (seguro social).

No kokumin kenko hoken, as prefeituras é que fazem a administração. Apesar de existir uma lei que define quem pode entrar ou não, cada município acaba adotando um método diferente. Pela lei, é destinado a agricultores, autônomos e pessoas que não têm qualifica¬ção para entrar no seguro social. O valor da contribuição mensal é baseado no rendimento anual e também varia de acordo com o número de dependentes.

O shakai hoken é o seguro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com